ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

Arroz

29/06/2009

O arroz é uma planta anual, monocotiledônea, pertencente à família Gramineae (Poaceae), e que pode ser cultivada sob diferentes sistemas, ou seja: (a) arroz irrigado: plantado em várzea sistematizadas, apresentando possibilidade de irrigação controlada através de lâmina d'água; em São Paulo, corresponde a aproximadamente 10% da área plantada, abrangendo o Vale do Paraíba e do Ribeira; (b) arroz de sequeiro: plantado em terras mais altas, dependendo exclusivamente de precipitações pluviais para seu desenvolvimento, corresponde a aproximadamente 90% do arroz cultivado em São Paulo; (c) cultivado em condições de várzea úmida e em área favorecidas pela irrigação por aspersão.

Cultivares: Época de plantio: para arroz de sequeiro, meados de setembro - meados de outubro (IAC-47), e meados de outubro - dezembro. Nos cultivares de ciclo tardio, os melhores resultados são obtidos em plantios efetuados em outubro - novembro.

Espaçamento: arroz de sequeiro: baseia-se no porte da planta e fertilidade do solo. Distribuir 50-60 semente por metro linear nos espaçamentos mais estreitos e 60-70 sementes por metro linear nos mais largos, com um consumo de sementes de 25 a 35kg/há.

Arroz irrigado: a) convencional: 30-40cm entre linhas com 60-80 sementes/metro linear; b) a lança, em solos secos ou submersos; c) plantio por mudas: 3 a 5/cova, espaçadas nas linhas, de 20cm, e nas entrelinhas, 30cm. Sementes Necessárias: a) convencional: 45-60kg/há, b) a lanço, em solos secos e submersos: 120-150kg/há; c) plantio por mudas, 500m²/ha de sementeiro, utilizando 100-150g de sementes/m² de viveiro; mecânico, 35m²/ha de sementeira utilizando 50kg/ha de sementes.

Controle de Erosão: sistematização das várzeas para irrigação ou plantio em nível, cordões e terraços.

Calagem a Adubação: de acordo com a análise do solo, aplicar calcário quando a saturação em bases for inferior a 40%, calculando a quantidade de corretivo para esse valor atingir 50%. Empregar, no máximo, 3t/há de calcário/ano, utilizando preferencialmente calcário dolomítico, aplicado com pelo menos 3 meses antes da semeadura. Aplicar no plantio 10kg/ha de N, 40-60kg/ha de P2O5 e 20-40kg/ha de K2O. Nos cultivos de sequeiro 30kg/ha de N aos 40-50 dias após a emergência, ao lado das fileiras de plantas (10-20cm); reduzir a aplicação se as plantas apresentarem crescimento inicial muito vigoroso e coloração verde intensa.

Nos cultivos irrigados, quando o cultivar for de porte alto (IAC-435 e IAC-120), aplicar 30kg/ha de N, 30-40 dias após a germinação, em solos com menos de 5% de matéria orgânica.

Em cultivares de porte baixo (IAC-4440, IAC-1278, IAC-899 e IR-841), repetir a quantidade (30kg/ha) 30 dias após a primeira cobertura. Irrigação: os diferentes cultivares respondem de maneira diferentes quanto à altura de lâmina d'água.

Para os de porte baixo, é recomendável uma lâmina d'água de 5-10cm, e para os de porte alto, 5-25cm. Iniciar a subermesão a partir dos 10-20 dias de germinação e conservá-la até 20-25 dias após o florescimento. Outros tratos culturais: manter a cultura no limpo durante os primeiros 30-40 dias após a emergência, sendo necessário uma capina nos primeiros 10-15 dias. Dependendo do grau de infestação, mais duas-três capinas, com intervalos de 15-20 dias. Utilizar, tanto na cultura do arroz de sequeiro quanto na do irrigado, 2,4-D + MCPA, 2,4-D + propanil, bentazom, bentazom + propanil, binefox + propanil, butachoro + propanil, molinato, molinato + propanil, oxadiazom + propanil, pendimetalina, pendimetalina + propanil, propanil. Controle de Praga e Moléstias: moléstias, tratamento de sementes: tirã, captã, PCNB, captafol, manebe e mancozebe; pulverização: benomil, blasticidina -S, edifenfós, fenil acetato, casugamicina, IBP, manebe, mancozebe, captafol, triciclazol, clorotalonil, clorotalonil + tiofanato metílico e zirã, pragas, tratamento de sementes: clorfenvinfós e carbofuram, pulverização: forato, nalede, triclorfom, fosfamidom, diazinom, fenitrotiom, demetom-S-metílico, malatiom, carbaril, cipermetrina, deltametrina, fosfina, bacillus thuringiensis e carbofurã.

Colheita: fevereiro- abril. Produtividade normal: 3,5-7,5t/ha de arroz irrigado e 1-3t/ha de arroz de sequeiro. Rotação: algodão, amendoim e leguminosas nos cultivos de sequeiro, e leguminosas, pasto, batatinha e trigo ( visando ao combate do arroz- vermelho e preto ), nos cultivos irrigados. Observação: semear em sulcos rasos (2,5cm).

9 Eng. Agr. Otávio Tisselli Filho Seção de arroz e cereais de inverno e Luiz Ernesto Azzini Seção de Genética 

Compartilhar

SHOPPING

EVENTOS