ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

Volta da chuva contribui com desenvolvimento da soja no RS

25/02/2024

O retorno das chuvas em todo o Estado com volumes expressivos, embora variáveis, foi importantíssimo para o desenvolvimento das lavouras de soja, principalmente para as áreas em estágio reprodutivo. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (22/02), as temperaturas mais amenas após as chuvas também foram favoráveis à cultura, que sofria com os dias quentes de períodos anteriores.

Na maioria das regiões, seguem intensas as aplicações de fungicidas para a prevenção e controle da ferrugem-asiática. Os produtores utilizam inseticidas para o controle de pragas na mesma aplicação. Entre as fases, 34% estão em floração, 47% em enchimento de grãos, e 3% entraram em floração.

Na Fronteira Oeste, em Maçambará, as chuvas registradas em 13 de fevereiro proporcionaram a retomada do desenvolvimento das lavouras. Contudo, o estresse sofrido durante 20 dias sem precipitações causou o abortamento de flores e quedas de folhas no terço inferior das plantas, refletindo em redução no potencial produtivo. As primeiras lavouras estabelecidas já receberam a terceira aplicação de fungicida, e a presença de lagarta-desfolhadora tem exigido a utilização de inseticidas na mesma aplicação dos produtos para controle da ferrugem-asiática.

Em Manoel Viana, as chuvas ocorridas nas lavouras em áreas arenosas melhoraram o aspecto da cultura. Os produtores mantêm monitoramento intensivo da ferrugem devido à incidência da doença desde dezembro no município e, com a volta das chuvas, as condições de proliferação são mais favoráveis



noticias agrícolas
Compartilhar

SHOPPING

EVENTOS