ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

Secretário de Agricultura e Abastecimento é entrevistado pela Rádio Onda Viva, de Presidente Venceslau, sobre ações conjuntas do CAR e Rotas Rurais

17/10/2022
Secretário Francisco Matturro.

Francisco Matturro, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira (17/10) à Rádio Onda Viva, de Presidente Venceslau, sobre a ação conjunta que visa convidar o produtor rural a verificar e dar o "aceite" no Cadastro Ambiental Rural (CAR), de acordo com o que preconiza o Código Florestal Brasileiro. A atualização do CAR permitirá ao produtor ter acesso ao Programa de Recuperação Ambiental (PRA). O prazo para o "aceite" do CAR é até 31 de dezembro de 2022. Caso não seja realizado até esta data, o produtor não conseguirá renovações e ou obtenção de empréstimos bancários ou transferência de propriedade de qualquer natureza.

Durante a entrevista, o Secretário esclareceu que o CAR é uma regra que estabeleceu critérios importantes para mapear e planejar a recuperação do meio ambiente e para produção sustentável que já é uma realidade no estado. "São Paulo é o único Estado que já está com 100% dos cadastros processados e analisados de cada uma das 406 mil propriedades rurais paulistas. Agora é a vez do produtor dar o aceite, seja no mutirão, ou em uma das 537 Casas de Agricultura, e receber o certificado ambiental sem nenhum custo, o que o colocará em uma situação regular perante a lei".

Ainda na ação, quanto nas Casas de Agricultura, será concedido, também sem nenhum custo aos produtores, o endereço digital georreferenciado das propriedades rurais. O Programa Rotas Rurais é uma ação inédita realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com o Google que mapeou e concede o endereço da propriedade rural até a porteira destas localidades, permitindo que serviços públicos, insumos e correspondências, entre outras entregas, cheguem até o local. "Agora o morador da área rural vai ter um endereço para comprovação residencial e para ser localizado. É dignidade e cidadania para quem vive no campo", ressalta o Secretário Francisco Matturro.

 


Guilherme Araujo
Compartilhar

SHOPPING

EVENTOS