ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

Setor de bioenergia

26/07/2020
Em ação inédita para o setor de bioenergia, Fenasucro & Agrocana incentiva o desenvolvimento de soluções tecnológicas para revolucionar o mercado  
Considerado vanguardista no que diz respeito à tecnologia sucroenergética, Brasil mostrará inovação com o primeiro hackathon exclusivamente voltado ao setor  
De 20 a 26 de agosto, o CANATHON promete revolucionar o mercado de bioenergia com o desenvolvimento de soluções tecnológicas que resolvam alguns dos desafios da cadeia de valor deste setor, voltados à gestão, produção e novas economias. O evento acontecerá em ambiente 100% digital. As perspectivas são as melhores, pois - com menos de um mês da abertura das inscrições - já são mais de 300 inscritos com previsão de ultrapassar 1.500 profissionais até o encerramento das inscrições.  
Os maratonistas serão organizados em equipes multidisciplinares e orientados por mentores. Todo o desafio é conduzido por um comitê organizador formado pela equipe da Fenasucro & Agrocana, Think Lab Brasil e Ufscar, além de contar com o apoio de um Conselho Consultivo, formado por alguns dos mais renomados representantes do setor de bioenergia no Brasil e no mundo.  
João Guilherme Sabino Ometto, Vice-Presidente do Conselho Administrativo da Usina São Martinho e conselheiro de diversas instituições no Brasil, é o padrinho dessa iniciativa e destaca a necessidade de o Brasil tornar-se competitivo diante de demandas globais, como a questão da segurança alimentar e a sustentabilidade. Para ele, o desenvolvimento de tecnologia é fundamental neste cenário. "Nós brasileiros somos quem temos soluções para atender a todos os elos de mercado e demandar tecnologia ao mundo diante dos desafios do setor. Trata-se de uma grande iniciativa unir equipes multidisciplinares para descobrir inovação dentro de suas próprias casas e com segurança", aponta Ometto.  
Marcos Eduardo de Oliveira, CEO da Think Lab Brasil e especialista em negócios, inovação e tecnologia, define o CANATHON como uma revolução. "Aproximaremos o mundo de startups ao mundo da bioenergia, criando soluções em três dias por meio da tecnologia. E como acelerar o processo de PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação) nesse curto espaço de tempo? Só é possível por conta da tecnologia da informação. A inovação virá de forma mais rápida ao mercado, vamos acelerá-la para resolver problemas que o próprio mercado nos apontou", afirma Oliveira.  
Perfil dos maratonistas até o momento  
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná estão concentrando a maioria das inscrições dos maratonistas. Mais de 70% dos profissionais inscritos são pós-graduados - com doutorado, mestrado ou especialização - e graduados, e durante o CANATHON terão condições de atuar em suas áreas como Negócios, Desenvolvimento (desenvolvedor, cientista de dados, programador), Marketing e Designer. Mais de 110 inscritos possuem mais de 44 anos. Ainda de acordo com o total de inscritos, 82% são homens e 18% mulheres.  
Para Paulo Montabone, Diretor da Fenasucro & Agrocana, além do ineditismo, o evento mostrará para o mercado de bioenergia brasileiro que é possível gerar inovação para essa indústria a um custo relativamente baixo. "O objetivo é obter eficiência no uso dos dados e das informações que são coletados pelo setor, levando aos gestores de toda a cadeia soluções ou plataformas de conhecimento inovadores, de baixo custo, para encarar com mais eficiência e assertividade as novas oportunidades relacionadas às energias renováveis, que hoje são responsáveis por 43% da matriz energética brasileira, sendo a cana-de-açúcar uma das mais relevantes com participação de 20%", afirma.  
A FENASUCRO & AGROCANA é realizada pelo CEISE BR (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis) e promovida e organizada pela Reed Exhibitions Brasil.


Phábrica de Ideias
Compartilhar

SHOPPING

EVENTOS