ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

Cultivo do amendoim

29/04/2020

Como plantar amendoim

 

Arachis hypogaea

 

O amendoim é uma planta da família Fabaceae, como o feijão e a ervilha. Suas vagens, no entanto, se desenvolvem dentro do solo. O pedúnculo floral, após a polinização, curva-se para baixo, continuando a crescer até enterrar o ovário da flor. No solo, as vagens se desenvolvem e amadurecem.

 

Há três principais grupos de cultivares de amendoim:

 

Grupo Espanhol ou Spanish - cultivares do grupo Espanhol têm plantas que crescem eretas, de colheita precoce, com sementes pequenas e claras, e que têm a maior quantidade de lipídeos. Suas vagens normalmente têm duas sementes.

 

Grupo Valência - cultivares do grupo Valência também têm plantas que crescem eretas, de colheita precoce, mas suas sementes são escuras e suas vagens têm de 3 a 5 sementes.

 

Grupo Virgínia - cultivares do grupo Virgínia têm plantas muito ramificadas, de crescimento arbustivo ou rasteiro, e de colheita tardia. Apresentam sementes grandes, geralmente com duas sementes por vagem.

 

 

Clima

O amendoim pode ser cultivado em regiões que apresentam temperaturas médias entre 20°C e 30°C durante todo o ciclo de cultivo da planta. A planta não suporta baixas temperaturas. Como a chuva prejudica a polinização, o ideal é que o clima permaneça seco durante o período de floração.

 

Luminosidade

O amendoim necessita de alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.

Solo

Cultive de preferência em solo bem drenado, leve, solto, fértil e rico em matéria orgânica. O pH do solo ideal para o cultivo de amendoim situa-se entre 5,5 e 6,5. A planta pode formar em suas raízes uma associação simbiótica com bactérias conhecidas como rizóbios ou rhizobium (gênero Bradyrhizobium), capazes de fixar o nitrogênio do ar no solo como amônia ou nitrato, provendo pelo menos parte do nitrogênio necessário para as plantas.

 

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. Durante a floração reduza ou suspenda a irrigação para não prejudicar a polinização.

 

Plantio

As sementes geralmente são semeadas direto no local definitivo. As sementes também podem ser semeadas em pequenos vasos ou copinhos de papel jornal com 10 cm de altura. As mudas são transplantadas quando têm de 10 a 15 cm de altura.

 

O espaçamento recomendado é de 15 a 30 cm entre as plantas e de 60 a 80 cm entre as linhas de plantio.

O amendoim pode ser cultivado em vasos e outros recipientes, mas estes devem ter um diâmetro mínimo de 50 cm.

 

Tratos culturais

Mantenha a plantação livre de plantas invasoras que competem com o amendoim por recursos e nutrientes.

 

Para as cultivares que crescem eretas (grupos espanhol e valência), amontoe terra junto às plantas antes da floração ou assim que surgirem as primeiras flores. Isto facilita a chegada do ovário da flor ao solo e melhora a produtividade..

 

Colheita

A colheita das vagens pode ser feita de 100 dias a quase seis meses após a semeadura, variando conforme a cultivar plantada e as condições de cultivo.

 

A colheita do amendoim é realizada quando as folhas das plantas estão amareladas. Retire algumas vagens da terra e verifique se a parte interna da vagem apresenta veios mais escuros, o que indica que estão maduras e prontas para a colheita.

As plantas são arrancadas do solo e deixadas em local protegido da chuva e umidade com as raízes e vagens expostas, para secagem por uma ou duas semanas. Se a colheita for atrasada, ao arrancar a planta, as vagens podem se destacar da planta e ficar no solo. Após a secagem, as vagens se soltam da planta facilmente e podem ser recolhidas e armazenadas em local fresco e seco por vários meses, ou os amendoins podem ser retirados e utilizados.

 

O fungo Aspergillus flavus pode se desenvolver se a colheita for realizada em condições de alta umidade, se houver demora na secagem ou se o amendoim for armazenado de forma inadequada. Este fungo produz aflotoxinas, que são substâncias tóxicas e carcinogênicas, sendo portanto um sério risco a saúde. Se o amendoim estiver contaminado ou apresentar sinais de bolor, ele não deve ser aproveitado de forma alguma para alimentação humana ou animal.

 

Compartilhar

SHOPPING

EVENTOS