A fruticultura, uma atividade de grande importância social e econômica para o Estado de Mato Grosso do Sul, além de ser um dos ramos do agronegócio brasileiro com maior capacidade de geração de emprego e renda, será discutida em Dourados, nos dias 18 e 19 de novembro, durante o Seminário Estadual de Fruticultura, na Embrapa Agropecuária Oeste.
A programação do seminário inclui várias palestras: Programa estadual de fruticultura no Mato Grosso do Sul; Programa de desenvolvimento da fruticultura no município de Ivinhema; Controle de nematóide; A cultura do abacaxizeiro; Principais práticas de manejo na cultura da bananeira; Preparo, correção e adubação de solos para fruteiras; Sistemas e manejo de irrigação em fruteiras; Tecnologia pós-colheita para a conservação de frutas; O sistema de produção de goiabas; O cultivo do maracujá; Panorama do mercado atacadista de frutas, e Mercado e perspectivas de frutas processadas.
Os objetivos do seminário são: apoiar pólos produtivos de frutas
implantados e em fase de implantação no Estado de Mato Grosso do Sul; desenvolver a fruticultura no MS e através do trinômio conhecimento, tecnologia e extensão buscar solução para a cadeia produtiva, em todo o Estado, tornando os sistemas locais eficientes, competitivos e rentáveis, para gerar melhor qualidade de vida à família rural; reduzir a importação de frutas provenientes de outros Estados, oferecendo no mercado estadual, frutas frescas e de qualidade, e fornecer opções de diversificação da renda ao produtor rural.
O público-alvo são produtores, profissionais ligados à pesquisa,
assistência técnica, extensão rural e acadêmicos de agronomia e áreas afins. Inscrições e informações podem ser obtidas na Agência Regional da Agraer de Dourados, na Rua João Rosa Góes, 955, Centro. Os telefones são (67) 3423-3561 e 3422-1440. O e-mail é o
seminario_fruticultura@cpao.embrapa.br.
Realizam o evento: Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Seprotur, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Transferência de Tecnologia e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O apoio é do Sebrae e da Associação dos Produtores Orgânicos de MS.
Fruticultura
Dentro do Agronegócio, é consenso geral que o cultivo de algumas
frutíferas pelas suas características de elevada produtividade e
rentabilidade por área cultivada, pode vir a viabilizar economicamente pequenas propriedades rurais.
Mas, para a exploração bem sucedida da atividade existem fatores que
podem ser considerados como limitantes ou que representam desafios a
serem vencidos para o sucesso dos empreendimentos frutícolas. Entre os principais, estão a demanda de conhecimentos tecnológicos sobre
aquisição de mudas de qualidade, livre de pragas e doenças, bem como dos sistemas de produção das culturas (preparo do solo, adubação, controle de pragas e doenças, manejo das plantas, colheita, etc), pós-colheita e mercado.