Agricultores pedem inclusão no programa Garantia Safra/CE
29/06/2009
Agricultores pedem inclusão no programa Garantia Safra/CE
-
Iguatu. Cerca de mil produtores rurais realizaram, ontem pela manhã, uma manifestação contra a não inclusão deste e de outros dois municípios da região Centro-Sul no programa Garantia Safra, referente a 2008. O protesto começou em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu.
Depois, os manifestantes seguiram em caminhada pelas ruas do centro da cidade até o escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce). Com discursos e palavras de ordem, os agricultores protestaram e solicitaram do Governo do Estado o pagamento do seguro do Garantia Safra.
Durante o protesto, os produtores rurais mostraram-se indignados com a exclusão de Iguatu do programa. Na região Centro-Sul, Orós e Quixelô também ficaram de fora do Garantia Safra. Nos três municípios, cerca de oito mil agricultores, que deveriam receber o total de R$ 550, foram prejudicados. Os problemas ocorreram por conta da perda da lavoura no ano passado, prejudicada pelo excesso de chuva e pelo alagamento das plantações de milho e feijão.
O pagamento do Seguro Safra já começou a ser realizado em algumas cidades cearenses. De acordo com a Ematerce, em todo o Estado, serão beneficiados 60.389 produtores rurais de 23 municípios. Mas este número pode ser ampliado.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa, contesta o índice de perda de safra encaminhado pela Ematerce ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que foi de apenas 22%. "Não é justo Iguatu ficar de fora porque o verdadeiro índice de perda do plantio é de 69%", justifica. "Vamos exigir os nossos direitos", reforça a presidente.
Erro de informação
Para o secretário de Agricultura de Iguatu, Valdeci Ferreira, houve um erro de informação técnica que precisa ser corrigido. "O município e os agricultores inscritos no Seguro Safra pagaram suas parcelas do programa e não podem ser excluídos", observou.
Por sua vez, o gerente regional da Ematerce, Joaquim Virgulino Neto, admitiu o erro de informação sobre o índice de perda da lavoura, mas garantiu que já existe um parecer técnico do MDA a favor da inclusão dos três municípios no programa Seguro Safra. "A Ematerce sempre esteve a favor dos agricultores e nosso esforço é para corrigir este problema", disse. "Considero a situação revertida e o pagamento do seguro será feito em breve".
ENQUETE
Agricultores querem liberação da verba
José Felipe
Agricultor
Queremos receber o seguro que é um direito nosso, pois perdemos a lavoura e pagamos a nossa parte
Maria Bandeira
Agricultora
Espero que o Governo libere o nosso dinheiro do programa porque plantamos e perdemos na cheia
João Severino
Agricultor
Este dinheiro já está atrasado e não podemos ficar de fora de um direito que é nosso, precisamos dele