ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

Assembleia festiva marca aniversário de 62 anos de Os Independentes

23/07/2017
arquibancadas do Recinto Paulo de Lima Correa foram tomadas pelo público durante Festa do Peão de Barretos, em 1982

Além das comemorações do aniversário de fundação e assuntos pertinentes da organização da Festa de 2017, evento contará com a inauguração do Centro Odontológico dentro do Parque do Peão

Há mais de seis décadas um grupo de 20 amigos de Barretos decidiu criar um clube para promover festas para o aniversário da cidade e gerar renda para entidades beneficentes. Desgarrados da dependência financeira dos pais, no dia 15 de julho de 1955, os jovens solteiros chegaram a um consenso durante uma conversa de bar. Surgia assim o grupo Os Independentes, mais tarde conhecido como organizador da Festa do Peão de Barretos, maior evento do gênero da América Latina.

No próximo sábado, a entidade comemora seus 62 anos contando uma história de transformação, conquistas e sucessos alcançados dentro de suas propostas. A Assembleia Ordinária do mês julho marcará as comemorações da data. A reunião acontecerá às 10 horas, no Rancho CMT, no Parque do Peão. Na celebração é aguardada a participação de cinco fundadores da Associação/Festa: Antônio Renato Prata (que também foi o primeiro presidente), Paulo Pereira, Rubens Bernardes de Oliveira, Horácio Tavares de Azevedo, Orlando Araújo e José Brandão Tupynambá (fundador da Festa). No mesmo dia haverá a inauguração do Centro Odontológico do Parque do Peão.

A história do rodeio está diretamente relacionada com as comitivas que passavam por Barretos. Na metade do século 20, o município era parada de grupos que levavam boiadas do Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás até um frigorífico local. O prefeito Mário Vieira Marcondes decidiu organizar em 1947 um rodeio, somente com montarias em cavalo – disputa comum entre peões na época – em um picadeiro montado no Recinto Paulo de Lima Correa.

O sucesso daquela iniciativa inspirou o grupo Os Independentes a realizar oficialmente em 1956, a primeira Festa do Peão de Boiadeiro, em dois dias – 25 e 26 de agosto (dentro do aniversário de Barretos – 25 de agosto). Além das montarias em cavalo, o evento contou com apresentações de duplas sertanejas e o concurso da Queima do Alho – disputa da comitiva que preparava a melhor refeição tropeira em menor tempo.

Com o passar dos anos, a Festa ganhou notoriedade pelo país com a presença de artistas, autoridades governamentais e cobertura da imprensa. A programação se expandiu para cinco dias e a cidade passou atrair público de todo o Brasil. “Mesmo jovens, tínhamos uma noção exata de que queríamos exercer uma determinada força na sociedade e relacionar a figura do peão de boiadeiro. Começamos a realizar a Festa com caráter filantrópico, onde ajudávamos instituições carentes da cidade”, recordou um dos fundadores, Horácio Tavares de Azevedo. “Nunca pensávamos que a Festa um dia tomaria essa proporção. Isso nos emociona muito, e nos deixa orgulhosos por fazer parte dessa história.”

Para atender ao número crescente de visitantes, em 1984, Mussa Calil Neto (presidente da Associação na época) decidiu transferir a Festa para uma propriedade de 40 alqueires – fora da cidade e adquirido anos antes pelo grupo – que hoje abriga o Parque do Peão.

Em 1985 acontecia a primeira Festa do Peão fora do Recinto Paulo de Lima Correa. “Houve uma resistência muito grande, me chamaram de louco, disseram que eu ia acabar com a tradição da Festa. Mas o tempo mostrou que foi a decisão correta diante da proporção de crescimento que tomou”, apontou. No primeiro ano da Festa no novo local, o evento atingiu público recorde de 66 mil pessoas no domingo.

Sucessivamente, com o passar dos anos, o Parque do Peão ganhou diversas construções e melhorias para receber o público não apenas durante o evento de rodeio, como também, ponto turístico no ano. O complexo passou a ter dimensões maiores e teve sua área duplicada para mais de 80 alqueires. A Festa por si só atingiu números extravagantes. A cada edição, por exemplo, o evento chega a receber público de 900 mil visitantes durante os 11 dias (o equivalente a nove vezes o tamanho da população local).

Com o slogan “A Festa do Brasil”, a 62ª Festa do Peão de Barretos contará com mais de 100 atrações musicais e com as principais competições do rodeio. O atual presidente Hussein Gemha Junior reconhece o tamanho da responsabilidade de comandar o maior evento do gênero na América Latina. “A Associação tem essa missão de valorizar a cultura sertaneja e consolidar cada vez mais o rodeio no país. São 62 anos de grandes histórias, onde buscamos a cada ano surpreender e escrever um novo capítulo da Festa”, afirmou Hussein.

Como parte das comemorações de aniversário da Associação Os Independentes, será inaugurado, neste sábado, às 12h, o Centro Odontológico "Dr. Luiz Agostinho da Silva Brandão", uma parceria com Unimed Odontologia, Centro Universitário UNIFEB e Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – APCD. 

 

Compartilhar

SHOPPING

EVENTOS