Evento ocorrerá no dia 19 de outubro em Brasília
A agropecuária continua a afirmar o seu papel na economia mundial. O Brasil e os Estados Unidos estão em posições estratégicas para enfrentar novos desafios no futuro, próximo e distante. O progresso agropecuário observado nas últimas décadas será fortalecido ainda mais pela tecnologia, motivando melhorias revolucionárias em segurança alimentar, segurança do alimento, sustentabilidade e preservação ambiental.
Com isto em mente, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) dão prosseguimento à conversa sobre os temas mais pertinentes à agropecuária mundial, debatendo o futuro do setor na segunda edição do Diálogo Agrícola Brasil-Estados Unidos. Este ano, os setores público e privado, a academia e a sociedade civil, se reunirão para abordar as seguintes questões:
• O que deve ser feito a fim de continuarmos a aumentar a produtividade no campo?
• Como se adaptar e lidar com o universo das tecnologias, especialmente o pequeno e médio produtor?
O FUTURO DA AGRICULTURA: CULTIVANDO COM INTELIGÊNCIA
Programação
Dia 19 de outubro
8h00 Credenciamento e café da manhã
8h45 às 9h15 - Abertura
O Presidente da CNA, a Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil e o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento compartilharão suas perspectivas neste segundo encontro entre Brasil e Estados Unidos, que representa mais um passo no sentido do maior diálogo e entendimento entre os países.
• João Martins da Silva Junior, Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
• Liliana Ayalde, Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil
• Blairo Maggi*, Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA)
9h15 às 10h45 Painel I: O Futuro da Agricultura: Cultivando com Inteligência
Este painel tem como objetivo discutir, em alto nível, dando perspectivas políticas, o futuro da agricultura e o que deve ser esperado com relação às tecnologias. Qual papel as tecnologias irão desempenhar na agricultura do futuro? Como eles veem a agricultura no futuro? O que eles esperam e quais são as perspectivas? Qual é o papel e como os governos, produtores e setor privado devem se responder a esta tendência?
Moderador: Eduardo Corrêa Riedel, Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul e Vice-Presidente de Finanças da CNA
10h45 às 12h15 Painel II: O Papel das Tecnologias Frente às Incertezas Climáticas
Como as incertezas climáticas afetam os agricultores e quais tecnologias podem ser utilizadas para mitigar os efeitos negativos? Como as tecnologias podem ajudar no planejamento da agricultura com relação ao clima e seus cenários imprevisíveis? A situação da agricultura tropical é parecida com a das regiões temperadas? Como ampliar a resiliência e a produtividade dos diferentes sistemas de produção frente às incertezas climáticas numa realidade onde os recursos estão cada vez mais escassos?
Moderador: Luiz Cláudio Costa, Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV)
12h15 às 13h45 Almoço
13h45 às 15h00 Painel III: Cenário das Startups Agropecuárias
O objetivo deste painel é escutar e aprender um pouco com as empresas novas, e de rápido crescimento, que vem revolucionando a maneira de se trabalhar no campo (e com o campo) por meio de tecnologias acessíveis e inovadoras.
Moderador: Marcos Fava Neves, Membro do Conselho da Markestrat, Professor Titular da FEA-RP/USP e Professor Internacional Adjunto da Universidade de Purdue
15h00 às 16h30 Painel IV: Big Data e a Nova Revolução Tecnológica
Tecnologia permeia a agricultura, a pecuária e a sociedade, oferecendo muitas maneiras de se acumular grandes quantidades de dados. O objetivo deste painel é apresentar exemplos concretos e discutir como os produtores rurais podem navegar nas novas tendências de Big Data. Para onde essa tecnologia nos está levando? Quais são as mudanças trazidas pela coleta e uso intensivo de dados? Quais são as principais preocupações no que diz respeito à segurança, privacidade e uso dos dados coletados? Como o surgimento de drones na agricultura impactam os produtores? Qual é o papel do governo nesta área? Como pode o pequeno e médio produtor participar desse desenvolvimento do setor?
Moderador: José Paulo Molin, Professor da ESALQ, Universidade de São Paulo (USP) e Presidente da Comissão brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP)
16h30 às 18h00 Painel V: Conversa com o Produtor: Desmistificando o Uso de Tecnologia no Campo
Pequenas, médias e grandes propriedades têm se informatizado e profissionalizado para alcançar altos índices de regularidade e qualidade de produção. O que os produtores precisam fazer para acessar e competir no mercado atual? O que eles fizeram, no Brasil e nos EUA, para alcançar alta qualidade e produtividade? As tecnologias são acessíveis para pequenos e médios produtores? Quais são as perspectivas sobre o que foi apresentado e discutido ao longo do dia? O que mais precisa ser feito? Este painel reúne produtores de diferentes escalas para desmistificar a ideia de que tecnologia é algo apenas para o grande produtor.
Moderador: José Mário Schreiner, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Goiás (FAEG) e Vice-Presidente Diretor da CNA
• Produtores brasileiros
• Produtores norte-americanos
18h00 às 19h30 Cerimônia de Encerramento e Coquetel de Networking
Inscrições abertas!