Emater incentiva cultura do limão em Ponta de Pedras no Pará
16/02/2014
Seis famílias da comunidade Cupichaua, em Ponta de Pedras, Arquipélago do Marajó, estão sendo beneficiadas com orientação técnica sobre a citricultura, por meio de uma unidade de observação de limão taiti sobre cravo, implantada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). O objetivo é diversificar a produção local, que está baseada na pesca artesanal e no cultivo do açaí.
A unidade de observação foi implantada na propriedade do agricultor familiar Jeremias Ferreira Martins e o limão está sendo cultivado em consórcio com milho, mandioca e feijão. Estamos introduzindo a cultura de citros no município, com orientação sobre espaçamento adequado, adubação orgânica, técnicas de poda e uso de ferramentas, para diversificar a produção e também para atender um mercado existente, explica o técnico em agropecuária da Emater, Martinho Morinaka.
A expectativa da Emater é que em dois anos sejam colhidos aproximadamente 3 mil quilos do fruto, o que representará um acréscimo de 15% a 20% no orçamento familiar. Nossa intenção é consolidar a cadeia produtiva do limão no município em um período de sete anos e ampliar para 21 famílias que estarão praticando a atividade, ressalta o técnico.
As outras culturas consorciadas já estão produzindo. As colheitas do milho e do feijão já atendem ao consumo das seis famílias que trabalham com a unidade. O cultivo mandioca gerou 30 quilos de farinha que foram comercializados para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Agência Pará de Notícias