Cientista cria alga que serve de fertilizante
12/05/2010
Algas secas podem fornecer nitrogênio e fósforo para plantas
Os cientistas são especialistas em fazer limonadas com os limões da vida. Normalmente, quando as algas se alimentam de estrume, acabam consumindo todo o oxigênio da água e criando uma região morta. Mas o micro-biólogo Walter Mulbry soube ver o lado bom dessa reação. Ele descobriu que, durante esse processo, as algas recuperam quase 100% do nitrogênio e do fósforo presentes no estrume e, se a alga for seca, pode ser usada como um fertilizante em fazendas.
Segundo o site da Revista Popular Science, a descoberta foi feita durante um estudo do Departamento de Agricultura dos EUA em quatro fazendas leiteiras. O novo fertilizante permite controlar melhor a quantidade de nutrientes fornecidos para a planta.
O sistema pode ser posto em prática hoje em dia. Numa mistura de estrume e água fresca, as algas são capazes de capturar 60% a 90% do nitrogênio e 70% a 100% do fósforo. Segundo o pesquisador Walter Mulbry, as plantações de pepino e de ilho são as que melhor se beneficiariam do fertilizante de algas seca.
Agora, o cientista está pesquisando se pode usar o sistema para retirar nitrogênio e fósforo de rios já estejam degradados. A intenção é conseguir limpar sistemas que já estejam poluídos.
Revista Galileu