Para iniciar uma criação de galinhas poedeiras com o objetivo de produzir ovos não é nada complicado!
Primeiramente , o produtor deve escolher com que tipo de aves vai trabalhar em seu aviário. As poedeiras comerciais estão inseridas dentro da ordem galiformes e seu nome científico é GALLUS domésticus. As linhagens utilizadas na formação de um plantel de aves de alta postura são as Legornes, que produzem ovos brancos e as New Hampishire, produtoras de ovos vermelhos. As aves de linhagem Legorne têm origem nos países mediterrâneos, se caracterizam por possuírem penas e brincos de cor branca e tamanho pequeno, sendo consideradas poedeiras leves. Já
As aves New Hampishire se desenvolveram na América do Norte, suas características são as penas e brincos de coloração vermelha e tamanho médio, sendo consideradas poedeiras semi-pesada.
O ovo de galinha é explorado desde a antigüidade , sendo muito importante na alimentação humana . A tecnologia para a sua produção está completamente dominada o que contribui para estimar o produto rural a se dedicar a essa atividade. Além disso, a compra de matrizes qualificadas, com alto potencial produtiva é conseguida em qualquer lugar do Brasil.
É importante salientar que...
Não existe diferença nutritiva entre o ovo branco e o ovo vermelho é apenas pelo seu aspecto visual. A mesma coisa acontece em relação a preferencia pela coloração mais escura da gema. Sendo que, como é um fator de influencia genética e alimentar, quando a gema do ovo não apresentar a coloração exigida, o problema é facilmente resolvido acrescentando pigmentantes na ração.
Fases de criação.
Fase inicial ou de cria =1º dia até 6ª semana.
Fase de Recria = 7ª semana até a 18ª semana.
Pré Postura = 12ª semana até a 23ª semana.
Postura = a partir da 24ª semana.
Um lote de poedeira funciona da seguinte maneira: Com 17 a 18 semanas, as galinhas vão iniciar com 5 a 10% de produção de ovos viáveis para serem colocados no comercio. Até a 20ª semana, em média , vão atingir 50% do percentual de produção. O pico se dá em torno de 28 a 30 semanas, quando as aves deverão atingir mais de 90%. Quanto melhor for a qualidade do lote, quanto maior a persistência de produção. A partir da 45ªsemana, acontece uma queda na produção, até chegar a 70ª semana, quando o lote já é considerado velho. Neste momento, deve ser feito o descarte, pois financeiramente não é mais viável mantê-lo em produção ou pode-se proceder o manejo de muda forçada.
SELEÇÃO DE POEDEIRAS PRODUTIVAS
A galinha em produção apresenta:
· Crista e barbelas de aspecto sedoso e coloração vermelha.
· Cloaca oval e alargada, sem pigmentação e úmida.
· Distância entre os ossos da pelve de 3 a 4 dedos.
· Abdômen macio e proeminente.
· Pés e bicos esbranquiçados.
Já a galinha fora de produção apresenta:
· Crista e barbelas pequenas, secas e escurecidas.
· Cloaca estreita, circular, pálida e seca.
· Distância entre os ossos da pelve de apenas 2 dedos.
· Abdômen duro e pequeno.