O calor no Paraná
04/11/2009
Frangos morrem de calor no Paraná
Cinquenta mil frangos morreram em granjas de Ouro Verde do Oeste, no Paraná. A falta de energia deixou os aviários sem ventilação.
Está sobrando espaço no aviário. Mais toda metade dos frangos foram retirados antes da hora, porque morreram de calor. O motivo foi uma queda de energia que durou quatro horas. Com uma temperatura de 34°C, as aves ficaram sem os ventiladores e sem os nebulizadores.
Em uma propriedade houve mortes em quatro aviários e os frangos já estavam prontos para o abate, com 45 dias. As aves seriam carregadas para o frigorífico ainda esta semana.
Seis propriedades foram atingidas em Ouro Verde do Oeste, norte do Paraná. Cerca de 50 mil frangos morreram e tiveram que ser descartados.
A prefeitura abriu valas, ao lado das granjas, e os funcionários dos sítios passaram o dia enterrando as aves. Com pouco tempo de calor ele morre. Agora é só recolher estes animais, colocar na vala e fazer o enterro deles, explica Irineu Groeler, secretário municipal de Agricultura.
Os criadores que tiveram prejuízo devem procurar a Companhia Paranaense de Energia Elétrica para discutir o valor da indenização.