Bezerros gêmeos
29/10/2009

Um fato inusitado tem chamado atenção dos produtores e veterinários da região de Monte Alegre de Minas, cidade localizada a cerca de 60 km de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O nascimento de dois bezerros gêmeos filhos de uma vaca mestiça de dois reprodutores diferentes, em cruzamento por monta natural, foi registrado pelo veterinário da Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia Calu, Lourival Soares da Mota, na propriedade do cooperado Francisco Cândido de Paula.
Segundo o veterinário, o nascimento de bezerros gêmeos filhos de reprodutores diferentes em uma vaca mestiça é considerado raro para os profissionais veterinários. "O que pode ter ocorrido é a fecundação de dois óvulos, mas com espermatozóides diferentes. Na reprodução de bovinos é normal um óvulo ser liberado para fecundação", explica Lourival Soares.
Na avaliação do veterinário, foram feitas duas montas, uma perto da outra, e ocorreram duas fecundações. Um bezerro nasceu com as características do touro Holandês e o outro com a características ao reprodutor da raça Gir.
Os veterinários da Calu chegaram à conclusão que os bezerros são filhos de reprodutores diferentes, porque a vaca sendo mestiça não tem como gerar gêmeos com fenótipo de duas raças diferentes.