ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

Alternativas para garantir sustentabilidade à cadeia orizícola

06/07/2025
Crédito: Divulgação/Abiarroz

Em reunião com a Conab, setor arrozeiro busca alternativas para garantir sustentabilidade à cadeia orizícola

Lideranças da Abiarroz e da Federarroz participaram de encontro com Edegar Pretto nesta sexta-feira, em Porto Alegre

 

Representantes da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) estiveram reunidos com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, nesta sexta-feira (6), em Porto Alegre, para buscar alternativas que garantam a sustentabilidade da cadeia orizícola no país. O encontro ocorreu na sede da empresa pública em Porto Alegre, e contou com a presença da equipe técnica da Conab.

 

A agenda foi solicitada pelo setor arrozeiro num contexto de queda acentuada no valor pago ao produtor, o que pode desestimular o cultivo do grão na próxima safra, gerando um cenário de alta expressiva de preços no futuro.

 

"Precisamos de equilíbrio de preços. Por isso, diante deste contexto, é muito importante a sensibilidade do governo de criar um instrumento para que o mercado volte a um patamar sustentável para toda a cadeia", defendeu, após a reunião, o presidente da Abiarroz, Renato Franzner.

 

Na ocasião, o presidente da Conab se comprometeu a viabilizar uma nova reunião com o setor, desta vez em Brasília e interministerial, no intuito de buscar soluções para a demanda apresentada. "Esse equilíbrio é importante para o governo, para o produtor e, assim, vamos assegurar um preço equilibrado num período mais longo para os consumidores", avaliou Pretto.

 

A queda acentuada de preços é, entre outros fatores, reflexo do aumento da safra no ciclo 2024/2025, que deve crescer 14,8% em relação à temporada anterior (2023/24), passando de 10,58 milhões de toneladas para 12,14 milhões de toneladas. Os dados são da Conab.

 

O encontro em Brasília para tratar da pauta deve ser realizado na próxima semana e contará com a participação da Abiarroz.

 

Sobre a Abiarroz Fundada em 2009, a Abiarroz tem por objetivo representar o segmento industrial orizícola nacionalmente em seus interesses junto às diversas esferas de poder. Atualmente, representa indústrias e cooperativas filiadas em diversas regiões do Brasil, que, juntas, são responsáveis por cerca de 80% do arroz beneficiado no país.

 

Por meio do projeto Brazilian Rice, atua na abertura de mercados e promove a imagem do arroz fora do país. Também desenvolve ações voltadas à sustentabilidade da atividade industrial orizícola, com enfoque na interlocução junto a entidades governamentais.

 

Setor do arroz busca alternativas para equilíbrio de preços e sustentabilidade da cadeia junto à Conab



Joyce Heurich - Critério
Compartilhar

SHOPPING

EVENTOS