ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

Produtos orgânicos no SIAL Paris:

20/10/2024
Produtos orgânicos no SIAL Paris: demanda mundial por alimentos mais saudáveis gera oportunidades de negócios internacionais para o Brasil 
ApexBrasil apoia potenciais exportadores desse segmento que contribui com o desenvolvimento sustentável do país. Nesta semana, a Agência vai levar 18 empresas brasileiras de produtos orgânicos para expor no SIAL PARIS 2024
  A crescente demanda por produtos orgânicos e mais saudáveis entre consumidores de todo o mundo está gerando novas oportunidades de negócios para o Brasil no exterior. Atenta a essa tendência - impulsionada pela maior consciência em relação à saúde e práticas alimentares sustentáveis-, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem promovido cada vez mais empresas nacionais que produzem alimentos orgânicos e saudáveis mundo afora. Nesta semana, a Agência vai levar 18 empreendedores brasileiros de orgânicos para a SIAL Paris 2024, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas da Europa. A feira ocorre de 19 a 23 de outubro, na capital francesa.
"O Brasil, reconhecido como um dos maiores produtores e exportadores do mundo de alimentos, tem se destacado não apenas pela sua capacidade produtiva, mas também pelo compromisso crescente com a sustentabilidade no agronegócio", comentou o gerente de Agronegócio da ApexBrasil, André Müller, que também destacou o aspecto social da produção sustentável. "Por trás de cada produto desses, tem uma família, tem um sonho, e a ApexBrasil está empenhada em estimular essa forma de desenvolvimento que beneficia muitos produtores, especialmente cooperativas", concluiu.  
O uso de práticas de sustentabilidade e governança ética no agronegócio brasileiro e na indústria de alimentos e bebidas compõe os critérios de seleção para participação em grandes feiras internacionais promovidas pela Agência.  Na seleção da delegação brasileira para o SIAL Paris 2024, mais de 80% das empresas selecionadas pontuaram no quesito de "possuir certificação de adoção de práticas sustentáveis e de impacto positivo com reconhecimento internacional".    
Orgânicos brasileiros na Europa
O SIAL Paris é um dos maiores eventos de alimentos e bebidas da Europa. Neste ano, pela 10ª edição consecutiva, a ApexBrasil será responsável pela organização da participação brasileira na feira e apoiará diretamente 96 empresas. Destas, 18 vão expor produtos orgânicos. "Participar e levar empreendedores brasileiros para uma feira global como a SIAL Paris traz a possibilidade de explorar novos mercados, incluindo países que ainda não conheciam o potencial e a qualidade dos produtos orgânicos gerados no Brasil", complementa a analista da ApexBrasil, Rafaela Albuquerque.  
A Amazon Açaí, de Castanhal (PA), é uma das empresas selecionadas pela ApexBrasil para levar alguns de seus produtos para o SIAL Paris, como açaí com guaraná, sorvete de açaí e açaí com sabores banana e morango. "A ApexBrasil é fundamental para levar nossos produtos da Amazônia para o mundo, inclusive, nesse caso, fortalecendo produtos orgânicos nessas grandes feiras", comentou Victor José Lima da Silva Brandão, supervisor de exportação da Amazon Açaí. 
  Em Goianésia (GO), cidade onde a Itajá Organic Sugar está sediada, a gerente de exportação da empresa, Fernanda Castro, diz estar "plantando sonhos para colher energia limpa, renovável e sustentável". Criada em 1980 pelo empresário Otávio Lage de Siqueira, a Itajá Organic Sugar exporta açúcar orgânico extra leve e açúcar orgânico light Dourado. A empresa já exporta para mais de 20 países e estará na SIAL Paris 2024 com o apoio da ApexBrasil para conquistar novos mercados.  
Acesse o press kit da ApexBrasil sobre o SIAL Paris e a participação do Brasil no evento.   O potencial dos orgânicos
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) define produto orgânico como aquele que, seja in natura ou processado, é obtido sem o uso de defensivos de origem química e de forma não prejudicial ao ecossistema local.  O MAPA tem, em seu cadastro, 26 mil produtores - entre empresas, entidades e associações - que trabalham com produtos orgânicos no Brasil, desde produção primária vegetal, extrativismo sustentável e processamento de produtos até fruticultura.  
No mercado global, o Brasil possui um grande diferencial competitivo para se consolidar como um dos principais fornecedores de alimentos orgânicos. Uma pesquisa realizada em 2023 pela consultoria Mckinsey, constatou que o agro brasileiro é o mais sustentável do mundo. Isso quer dizer que os produtores brasileiros já adotam técnicas que, em outros países, ainda podem representar um desafio. Além disso, iniciativas voltadas à rastreabilidade e certificação orgânica reforçam a confiança dos consumidores internacionais na qualidade dos produtos brasileiros.  
Tanto na Europa quanto no Brasil, os mercados de orgânicos têm apresentado crescimento significativo nos últimos anos, refletindo uma tendência global de maior preocupação com o que se consome. Pesquisa  da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) aponta que, entre 2021 e 2023, houve um crescimento de 16% no consumo de orgânicos no Brasil. Na Europa, o mercado de alimentos orgânicos já é bastante consolidado, especialmente em países como Suíça, Alemanha e França. Projeções indicam que essa tendência de crescimento deve continuar, com o mercado de alimentos orgânicos na Europa consolidando-se como uma das principais vertentes de consumo responsável.  
No início deste ano, em fevereiro, pela 7ª vez consecutiva, a ApexBrasil liderou a presença brasileira na Biofach, a maior e mais importante feira de produtos orgânicos da Europa e do mundo, realizada em Nuremberg, na Alemanha. Na ocasião, as 21 empresas brasileiras apoiadas pela Agência geraram quase US$ 17 milhões em negócios imediatos e contratos futuros gerados durante o encontro. 
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil, por meio de diversos programas, atua para promover a imagem do país no exterior, promover as exportações e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da nossa economia, além de qualificar empresas brasileiras que desejam começar a internacionalizar seus negócios. Para alcançar esses objetivos, realiza ações diversificadas de promoção comercial a fim de valorizar os produtos e serviços brasileiros. As iniciativas contemplam missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira e outras plataformas de negócios. 
 


Lorena Quintas
Compartilhar

SHOPPING

EVENTOS