ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

1 Casa Afro do Estado de São Paulo

26/11/2023
foto Divulgação

 

 

Casa Afro Brasil   

Foi inaugurada numa noite de terça-feira, 22 de novembro de 2022, na Estância Turística de Barretos. A parceria com o Governo Estadual ,tendo como objetivo o reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira, promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, justiça, enfrentamento ao racismo religioso, institucional e estrutural.

A mulher negra é a que mais sofre violência. A dificuldade de emprego para o jovem negro é maior. Essas três casas estão lado a lado para se apoiarem, com o intuito que sejam aproveitadas por todos”

 Ana Paula Nogueira , presidente da Comissão de Igualdade Racial (COMIR)( Conselho com Coordenadoria, trabalho, desenvolvimento humano. 

Ela nos contou que Álvaro de Oliveira, ( Patrono Barretense) da 1ª  casa Afro  do Estado de São Paulo , Ele sempre foi um líder comunitário da raça negra, foi um dos pioneiros da criação do Conselho Negro de Barretos, participando da primeira formação, com outros companheiros e companheiras”, Álvaro é casado tem 7 filhos, 11 netos e 8 bisnetos,

 1ª Casa do Estado de São Paulo, segunda é em Araraquara, terceira em Lorena, e mais 5 cidade em andamento,

Ana Paula Ferreira, coordenadora de Projetos e Eventos.

Trabalho, cultura afro Brasileira em si, e indígena

Esse  (projeto Casa Afro) trabalha, com roda de conversa com os alunos nas escolas e faz processos de racismo, recreativo e religioso

Processo de demanda pessoas negras são a maior parte da população desempregada, empregada com sub ocupações e com os menores rendimentos mensais no Brasil em 2020.

O movimento de empreendedores negros e negras é chamado de afroempreendedorismo, ou seja, são negócios construídos e gerenciados por pessoas negras, nos mais diversos nichos do mercado, tendo como público-alvo toda a sociedade.

Ana Paula nos contou com o maior orgulho que esse projeto foi  baseado no projeto de lecy Brandão

Projeto elaborado em conjunto com a deputada Leci Brandão e a Marcha do Orgulho Crespo SP foi apresentado em 2015 e sancionado pelo Governo;   agora o Dia do Orgulho Crespo no Estado de São Paulo a ser celebrado em 26 de julho

 No nosso Espaço Casa Afro , temos  Aula de capoeira, ( 7 anos de idade)HCP João Ferreira, professor Adilson fez convenio e começou a dar aula de capoeira para a comunidade e alunos da escola 4ª  ao 6ª  ano.

Nas quintas feiras,temos também aula de Atabaque (tambor das Matas) o atabaque é um instrumento de percussão incrível pra dar um toque especial em vários tipos de música,  Ele é usado em rituais, danças e festas religiosas, principalmente nas crenças de origem afro-brasileira. Mas também faz sucesso em ritmos populares, é feito com a pele de um animal distendida sobre um pau oco, é percutido com as mãos e pode ter vários tamanhos

Esse mês de Novembro além da comemoração do primeiro aniversario da Casa Afro de Barretos SP, tivemos entrega de troféus, e muitas atividades. 

 

 



Mira Carvalho
Compartilhar

SHOPPING

EVENTOS