ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

FAO faz evento no Dia Mundial das Abelhas com participação de cientista brasileiro

18/05/2022

'Bee Engaged: celebrando a diversidade das abelhas e os sistemas de criação" será realizado na sexta-feira, 20 de maio; Cristiano Menezes, da Embrapa e da A.B.E.L.H.A. fará palestra

 

São Paulo, 18 de maio de 2022 - A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) vai celebrar o Dia Mundial das Abelhas (20 de maio) com um evento virtual neste ano: 'Bee Engaged: celebrando a diversidade das abelhas e os sistemas de criação".  

A celebração, que será aberta com uma mensagem do diretor-geral da FAO, QU Dongyu, pretende ampliar a conscientização sobre a importância da grande diversidade de abelhas e sistemas de criação sustentáveis, as ameaças e os desafios que enfrentam e sua contribuição para os meios de subsistência e sistemas alimentares.

O programa contará com palestras de especialistas em abelhas e polinizadores de todo o mundo, e vai trazer um representante do Brasil: o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Cristiano Menezes, membro do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A., vai mostrar como a criação das abelhas sem ferrão está promovendo mudanças nos hábitos de vida das pessoas no Brasil, seja por meio da atividade diretamente, seja pelos que estão criando como animais de estimação ou por lazer.

"Esse evento da FAO é uma grande oportunidade de mostrar para o mundo o trabalho maravilhoso que o Brasil está fazendo com a meliponicultura e o seu potencial para o futuro. A presença das abelhas no entorno das plantações, como já está acontecendo no café, no morango e no açaí, é a maior prova de que é possível conciliar a agricultura com a conservação da nossa biodiversidade. Esse é um símbolo de sustentabilidade que ainda irá agregar muito valor à nossa produção", afirma Cristiano.

 

A criação de abelhas é uma atividade generalizada e global, com milhões de apicultores e meliponicultores dependendo das abelhas para sua subsistência e seu bem-estar. Juntamente com outros polinizadores selvagens, as abelhas manejadas desempenham um papel importante na manutenção da biodiversidade, garantindo a sobrevivência e a reprodução de muitas plantas, apoiando a regeneração florestal, promovendo a sustentabilidade e a adaptação às alterações climáticas, melhorando a quantidade e a qualidade das produções agrícolas.

Serviço

Evento virtual da FAO em celebração ao Dia Mundial das Abelhas   20 de maio de 2022

8h (horário de Brasília)

Disponível em inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo.

Link para inscrição: aqui

Mais informações no site da FAO: aqui

 


Sobre a A.B.E.L.H.A. - A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas tem o objetivo de liderar a criação de uma rede em prol da conservação de abelhas e outros polinizadores. Sua missão é reunir, produzir e divulgar informações, com base científica, que visem à conservação da biodiversidade brasileira e à convivência harmônica e sustentável da agricultura com as abelhas e outros polinizadores. Site A.B.E.L.H.A.



Guilherme Castellar
Compartilhar

SHOPPING

EVENTOS