Paraguai lança sistema de rastreabilidade de aves
28/08/2014
O setor privado e o governo do Paraguai lançaram um sistema de rastreabilidade de aves com o objetivo de atender às mais altas exigências de mercados premium de exportação, de acordo com a Associação Paraguaia de Produtores e Exportadores de Carne de Frango (Appep).
O sistema de rastreabilidade para o setor avícola é uma adaptação do sistema de rastreabilidade Sigor uma ferramenta de software utilizada para o gado. No futuro, será um grande impulso para o setor avícola paraguaio, de acordo com o vice-ministro de Pecuária do Paraguai, Luis Goiburú, o presidente da Appep, Pilar Zubizarreta, e outras entidades nacionais envolvidas com o desenvolvimento do sistema. Esse é considerado um primeiro passo para preparar o Paraguai para sua futura produção de aves a ser auditada pelos mercados estrangeiros com os mais altos padrões, que também oferecem preços mais elevados, como o Chile, a Europa e os países do Pacífico como o Japão, informou a Appep.
Essa adaptação do sistema Sigor para a produção de frangos de corte vai permitir aos criadores de aves a rastreabilidade da carne usando um rótulo que pode identificar lotes de aves e todo o seu histórico, incluindo quais medicamentos foram ministrados e quais eventos de saúde podem ter ocorrido.
O monitoramento será feito a partir do primeiro dia de vida da ave, passando da fase de criação para o abate e identificando o que o animal comeu, quais suplementos foram recebidos, a história médica da ave e mais. Está previsto para este ano um crescimento de 15% na produção paraguaia de carne de frango em relação a 2013. Cerca de 50 milhões de aves foram abatidas no ano passado, e uma projeção de 58 milhões de aves foi feita para 2014, o que equivale a cerca de 100 mil toneladas de carne de frango.
Carne Tec Brasil