Produtividade do algodão em Mato Grosso chega a 225 arrobas por hectare
A colheita do algodão já chega a 55% dos 646 mil hectares cultivados em Mato Grosso. Os números são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Segundo a entidade, "apenas na última semana, que a colheita voltou a todo vapor, o avanço registrado foi de 94 mil hectares, o maior desde o início da safra, ultrapassando a safra passada em 34 mil hectares.
Com a produtividade parcial de 255,4 arrobas por hectare, segundo o Instituto estima- se que 1,22 milhão de toneladas de algodão em caroço foram retiradas do campo. No entanto, o atraso é de 70 mil hectares em relação à média das últimas quatro safras. De fato isso já era esperado, considerando que parte da semeadura do algodão foi realizada após o encerramento da janela ideal.
Conforme o Imea, com isso, consequentemente atrasando o desenvolvimento e colheita da fibra, situação agravada pelas chuvas de julho, que praticamente pararam a colheita no Estado. Espera-se agora que a colheita mantenha o bom ritmo, já que segundo a Somar não deve chover nos próximos 30 dias.
Só Notícias
Autor: Weverton Correa