Livre de aftosa
07/08/2014
Desde que iniciou a 37ª edição da Feira Agropecuária e Agroindustrial em Santarém, oeste do Pará, no dia 1 de agosto, o evento já movimentou cerca de R$ 11 milhões de negócios. Segundo a direção do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan) a perspectiva é de que até o encerramento da exposição, dia 10 de agosto, seja alcançada a marca de R$ 30 milhões, 10 a mais do que em 2013.
Para o presidente do Sirsan, Reinaldo Rabelo, isso se deve em grande parte ao fato de que agora o estado do Pará possui o status livre da febre aftosa o que possibilitou a vinda de mais criadores de animais para a feira. "O status livre de aftosa trouxe as pessoas de fora que querem trazer seus animais, e depois retornam as suas localidades sem precisar passar pelo processo de quarentena que havia anteriormente. Agora temos também acesso a novas genéticas, tecnologias, com relação ao que se está fazendo em todo o Brasil", ressalta.
Outra novidade trazida para a feira deste ano é o Ranqueamento. Trata-se de uma disputa e valorização dos animais por meio da análise de um especialista. Em Santarém, o gado será avaliado por um juiz de Campo Grande - SP e podem ser listados no ranking nacional. Estão em exposição no Parque Alacid Nunes, onde é realizada a feira, 200 bovinos distribuídos nas raças Nelore, Guzerá, Girolando, Tabapuã, Bufalos, além dos equinos, aves e Pets.
Produtor capacitado
Atualmente, os produtores de Santarém vêm recebendo conhecimentos técnicos através de palestras e orientações para aumentar e melhorar seus negócios, como afirma o diretor de pecuária do Sirsan, Adinor Batista. "Levamos conhecimento ao nosso produtor para que assim eles tenham resultados. Recuperação de pastagem, melhoramento genético, bacia leiteira são alguns dos temas abordados em nas palestras. Estamos na era do conhecimento, se não formos busca-lo para implantar no nosso projeto, na nossa produção, não vamos avançar. Todo mundo tem que trabalhar com técnica atualmente", enfatiza.
A Feira Agropecuária encerra no dia 10 de agosto com o show nacional da dupla Vitor e Léo e sorteio de premiação em dinheiro e um carro zero kilometro.
Evento
Local: Parque Alacid Nunes (End. Avenida Gonçalves Dias )
Hora: Livre para visitação (Ingressos são cobrados somente a partir das 17h)
Período: 1º a 10 de agosto
Fonte: G1 , adaptado pela Equipe Milknet
07/08/2014
Milknet