Vinho brasileiro
23/08/2013
Vinho licenciado oficial da Copa do Mundo FIFA 2014 na Expointer
Quem acompanhar a 36ª Expointer terá a oportunidade de conhecer o FACES, o vinho licenciado oficial da Copa do Mundo de 2014. A vinícola Lidio Carraro fará a apresentação do conceito da bebida, com degustação, no dia 29 de agosto (quinta-feira), às 17h, no Espaço Copa do Estande do Governo do Estado, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Para representar o vinho brasileiro no maior evento esportivo do mundo, a vinícola boutique, instalada no Vale dos Vinhedos e em Encruzilhada do Sul, buscou inspiração na escalação de uma seleção de futebol para criar o tinto FACES. O rótulo traz onze variedades de uvas de diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul. Já o FACES branco faz uma celebração às raízes da vitivinicultura ao escolher as três uvas mais cultivadas em solo gaúcho: Moscato, Chardonnay e Riesling Itálico.
Gradualmente, os vinhos estão chegando no mercado e poderão ser encontrados pelos consumidores nas lojas premium das principais redes regionais de supermercados do país, casas especializadas, restaurantes e hotéis. No Rio Grande do Sul, o FACES já pode ser encontrado nas lojas da companhia Zaffari, em Porto Alegre, Caxias do Sul e Novo Hamburgo, e nos Supermercados Apolo, em Bento Gonçalves. Fora do Estado, a vinícola está concluindo negociação com a rede Angeloni, em Santa Catarina e no Paraná, e com o Grupo Pão de Açúcar, maior rede nacional e maior vendedor de vinhos do segmento supermercadista do país. A Lidio Carraro também fechou uma parceria com a loja virtual Wine.com, considerada a maior loja de vinhos da América do Sul e está negociando com redes médias e pequenas e em hortifrútis premium de diferentes regiões do Brasil.
Além destes canais de distribuição, também poderá ser adquirido nas redes Duty Free, através do site e-commerce da Globo Marcas e diretamente na própria vinícola. Cada garrafa tem impresso no rótulo o selo de licenciamento da FIFA e o preço médio é de R$ 39,80. O vinho já esta sendo negociado em países que a Lidio Carraro mantém parceria na Europa, Canadá e Estados Unidos.
SERVIÇO
O quê: Degustação e apresentação do Vinho licenciado oficial da Copa do Mundo FIFA 2014.
Quando: Quinta-feira (29 de agosto), às 17h
Onde: Expointer - Espaço Copa do Estande do Governo do Estado, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (Avenida Celina Chaves Kroeff, s/n° - BR-116 Km 21 - Bairro do Parque).
Mais sobre o vinho FACES
Vinho licenciado oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014
A produção será comercializada nas lojas premium das principais redes regionais de supermercados, casas especializadas, restaurantes e hotéis
Onze jogadores em campo. Onze uvas em um vinho. Assim como a seleção brasileira de futebol, o rótulo tinto FACES da Lidio Carraro Vinícola Boutique vai representar o Brasil como vinho Licenciado Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014, traduzindo o terroir nacional com a escalação de um time de uvas de diferentes áreas vitícolas representativas das cores, aromas e sabores da nossa terra. O resultado são 26 vinhos no corte em uma obra enológica que homenageia os estados da federação. Já, o vinho branco FACES, é um assemblage das uvas Moscato, Chardonnay e Riesling Itálico, as três variedades brancas mais cultivadas no Rio Grande do Sul. A Lidio Carraro prevê a produção de 600 mil garrafas com os dois rótulos e, também, o vinho rosé, que deve chegar ao mercado na metade do segundo semestre de 2013.
Com o conceito de vinho celebração, desenvolvido pela enóloga chefe e responsável pelo projeto técnico dos FACES, Monica Rossetti, a Lidio Carraro apresenta um produto autêntico, vibrante e versátil que guarda, em cada garrafa, a característica da diversidade. O FACES é uma resposta do vinho brasileiro para satisfazer a nova tendência mundial de consumo com identidade própria. São vinhos de qualidade premium com a característica de perfil jovem, refrescante, fácil de beber, diz Juliano Carraro, diretor comercial da vinícola. O primeiro lote, de 173 mil garrafas dos vinhos tinto e branco, começa a chegar gradualmente ao mercado e poderá ser encontrado pelos consumidores nas lojas premium das principais redes regionais de supermercados do país, casas especializadas, nos melhores restaurantes e hotéis. Além destes canais de distribuição, também poderá ser adquirido nas redes Duty Free, através do site e-commerce da Globo Marcas e diretamente da própria vinícola boutique. Cada garrafa tem impresso no rótulo o selo de licenciamento da FIFA e o preço médio é de R$ 39,80.
No exterior, os compradores conheceram o vinho durante a Vinexpo 2013, realizada no mês de junho em Bordeaux, na França. De acordo com Patrícia Carraro, diretora de Marketing e Exportação da vinícola, muitos importadores estão interessados nos vinhos FACES e já tem negociações em andamento com Dinamarca, Canadá, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Estados Unidos e Japão. Foi muito importante a FIFA ter escolhido um vinho brasileiro. O mercado viu com ótimos olhos e isso agregou maior confiança para o vinho do Brasil como um todo. Uma maior participação dos vinhos do Brasil nas cartas dos restaurantes e nas lojas, agregado a um conjunto de ações ao longo dos anos, vai gerar uma grande mudança na participação do vinho brasileiro no mercado nacional e internacional, diz Juliano Carraro.
Merlot, Cabernet Sauvignon, Teroldego, Touriga Nacional, Tannat, Ancellotta, Nebbiolo, Tempranillo, Pinot Noir, Alicante e Malbec formam a seleção de uvas do tinto FACES. São variedades provenientes de toda a Serra Gaúcha, incluindo o Vale dos Vinhedos que representa a tradicional área de cultivo da uva e vinho no Brasil, e também da metade sul do estado do Rio Grande do Sul, englobando as novas e promissoras regiões vitícolas brasileiras. As uvas selecionadas são de diferentes nacionalidades, uma referência à forte miscigenação do povo brasileiro, formado por imigrantes de vários países. A Lidio Carraro ousou na busca por variedades, e na composição de parcerias com outras áreas produtoras, além daquelas onde cultiva seus vinhedos próprios. A proposta foi criar um vinho representativo da viticultura brasileira, que traduza no seu conceito, no seu método de elaboração e no seu perfil organoléptico a identidade do Brasil. Foi um grande desafio selecionar uvas de lugares diferentes do Rio Grande do Sul para a criação dos vinhos comemorativos da Copa. Realizamos algo inovador, mobilizando vários parceiros em um projeto concebido especialmente para valorizar a diversidade enológica que simbolicamente expressa a diversidade humana e cultural do Brasil, explica Monica Rossetti.
No trabalho de criação, os critérios para formação desse time de uvas tiveram como base o estilo desejado para o vinho. Descontraído e agradável, mantendo o perfil de qualidade reconhecido em outros vinhos da Lidio Carraro. Buscamos representar a alma brasileira que está no imaginário das pessoas: jovem, alegre e criativo. Estamos empolgados com os resultados e acreditamos que será bola no pé e vinho na taça em todo País, brinca a enóloga.
O vinho branco FACES busca inspiração nas raízes da vitivinicultura gaúcha para celebrar a trajetória do setor no Brasil. Isso se traduz na escolha das uvas Chardonnay, Moscato e Riesling trabalhadas em perfeita harmonia um terço de cada variedade na composição -, explorando o potencial de cada uma para a criação de um vinho completo. A uva Moscato confere intensidade aromática, tornando o vinho vivo, intenso, com aroma de flores, frutas tropicais e caráter exuberante. A Riesling é elegante, sutil e contribui com frescor e persistência. A uva Chardonnay é a componente de equilíbrio, liga as duas outras variedades e atribui requinte, notas frutadas ao aroma e volume em boca, explica Monica. Versátil para ser consumido nas mais diversas ocasiões, com qualidade e consistência. Um vinho para comemorar a festa da Copa no Brasil que estreou na Copa das Confederações e foi servido nas áreas fechadas dos estádios brasileiros dos jogos, juntamente com outros rótulos do portfólio da Lidio Carraro: Dádivas Chardonnay, Dádivas Espumante Brut, Dádivas Merlot/ Cabernet Sauvignon e o Agnus Cabernet Sauvignon.
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