Biomassa de banana verde
16/07/2013
Na busca por uma dieta saudável e equilibrada, rica em fibras e nutrientes, muitos brasileiros estão descobrindo os benefícios da banana verde. A fruta, até então descartada no campo, começou a ganhar notoriedade desde que Dona Heloísa de Freitas Valle, uma produtora de banana do Vale do Ribeira, na região sul do Estado de São Paulo, começou a testar o uso da banana verde e de suas cascas na gastronomia. A descoberta aconteceu por acaso, após um assalto à sua propriedade.
Eu cheguei e não havia nada para comer. Para não voltar à cidade, pedi que buscassem na plantação, um cacho de banana, mas todas estavam verdes, conta ela, que aos 84 anos, é uma das maiores divulgadoras dos benefícios do produto no País. Na ocasião, em 1991, Heloísa colocou a fruta picada para cozinhar e refogar, temperou e fez um caldo quente de bana verde. O aroma invadiu a cozinha e o sabor era delicioso, revela.
De lá para cá muitos estudos e pesquisas vem sendo feitos sobre as vantagens do uso da banana verde e da biomassa da fruta para a saúde. A própria Heloísa, junto com a amiga Márcia Camargo, mostrou a versatilidade do produto ao publicar o livro Yes, nós temos bananas, que conta a história da fruta e traz mais de 200 receitas doces e salgadas com o produto que é um dos símbolos do Brasil. A ex-produtora rural também levou os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos para as associações de produtores da região. A banana verde sempre foi descartada, mas tem poder nutricional rico. Então, por quê não aproveitar seus benefícios e gerar mais renda a essas famílias?, questiona.
A biomassa da banana verde é de fácil utilização e auxilia no melhor funcionamento do intestino, já que a fruta verde é rica em fibras e tem uma molécula de amido resistente que não é digerida e auxilia na redução de absorção de açúcar pelo organismo e no equilíbrio da glicemia, revela Andrea Esquivel, nutricionista que conhece bem as propriedades da biomassa.
A produção da biomassa é feita pela Vale Mais Alimentos, empresa localizada em Itariri, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo. Após cerca de três anos de pesquisas sobre os benefícios e a forma ideal de produzir a biomassa, a empresa tem a patente do processo e hoje comercializa o produto para restaurantes, indústrias, panificadoras e outras empresas do segmento de alimentos. A matéria-prima é adquirida de cerca de 15 produtores da região, cadastrados e acompanhados pela empresa, para verificação da qualidade do produto. A variedade comprada é a banana nanicão, que segundo Cleonildo Xavier, diretor da companhia, se mostrou com maior índice de nutrientes e de amido resistente.
Com produção mensal de 20 toneladas de biomassa, o que equivale a cerca de 35 toneladas de banana, a companhia comercializa o produto no varejo e também tem parcerias firmadas com empresas de diversos segmentos. No litoral paulista, uma pizzaria em Santos já produz massas com a banana verde há pelo menos cinco anos, além de um bistrô que usa o produto como ingrediente. Estamos desenvolvendo produtos como pães, bolos, cookies, sucos, almôndegas e carne de hamburger a partir da biomassa, junto com vários parceiros. Em breve eles chegarão ao varejo também, diz Xavier.
O executivo explica que o mercado brasileiro de produtos naturais e saudáveis vem crescendo em média 20% ao ano. Esse conceito de alimentos faz bem demorou a chegar no Brasil, mas agora o consumidor conhece e se preocupa com a qualidade e o impacto do que está comendo. Por isso, a meta da Vale Mais é atingir sua capacidade total de produção, de 40 mil toneladas, até o final de 2014. Queremos expandir nossa atuação para todo o Brasil e formar alianças com produtores de bananas em diversas regiões e instalar novas unidades próximo desses locais, revela Xavier, que atualmente vende sua produção de biomassa para a região Sudeste e Sul, além de Goiânia, Cuiabá e Brasilia.
Parceria
Uma das empresas que apostou nos benefícios da biomassa é a La Pianezza. Com uma fábrica em Santo André, no ABC paulista, a empresa nasceu a partir da produção de antepastos e molhos naturais. Mas sentíamos que faltava alguma coisa. Aí conhecemos os benefícios da biomassa da banana verde e resolvemos testar seu uso em nossas receitas, conta Lourival Franchi, diretor da empresa. Ele conta que a companhia já nasceu com a proposta de oferecer produtos gourmet, mas, ao pesquisar o mercado, percebeu o potencial de negócios que os produtos naturais têm no Brasil. Aí pensei, por quê não aliar o conceito gourmet com a questão de produtos saudáveis e naturais?.
Ele revela que os primeiros testes levaram dois meses, até que fosse possível combinar o sabor dos produtos e a consistência com a biomassa. A partir daí, toda a linha de molhos e de antepastos da companhia tem como base a banana verde. No caso dos molhos, o uso da biomassa ainda reduz a acidez do molho de tomate, deixando o produto ainda mais saudável, revela o executivo.
O sucesso das novas combinações tem sido tamanho que desde fevereiro deste ano, as vendas vem crescendo em média 10% ao mês. Atualmente, a La Pianezza produz cerca de três toneladas de produtos mensais, mas a fábrica tem capacidade para chegar a 20 toneladas ao mês. Nossa meta é dobrar a produção até o final deste ano e chegar a 12 toneladas no fim de 2014, conta Franchi. Para isso, a companhia vem investindo pesado na participação em feiras e eventos e também na construção de uma rede de distribuição das linhas em todo o país.
Atualmente os produtos já estão e grandes redes varejistas da capital paulista como Mambo e Pastorinho, além dos empórios e de algumas lojas da rede Mundi Verde. Mas os produtos também já estão chegando ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Brasilia, Recife e no Rio de Janeiro. Agora, estamos negociando a nossa chega em Curitiba e à procura de uma distribuidora para levar nossos produtos ao interior de São Paulo, revela Franchi, que também está finalizando os trâmites para iniciar as exportações para os Estados Unidos e começa a vislumbrar oportunidades na América do Sul.
Para seguir com os planos de expansão dos negócios, a La Pianezza também se prepara para lançar mais dois sabores de antepastos e um novo molho até o final deste ano. Atualmente, a companhia comercializa os molhos de tomate nas versões tradicional, com manjericão e apimentado com pimenta jalapeño. Já os antepastos estão disponíveis nos sabores nozes, castanha do pará, sardela, apimentado e com alcachofras. Franchi salienta que os produtos da empresa são 100% naturais, mas não orgânicos. Muitas pessoas confundem os conceitos e acham que tudo o que é natural é orgânico. O produto natural não tem conservantes, corantes ou qualquer composto artificial, mas o modelo de produção dos ingredientes no campo é o convencional.
Sou Agro
Autor: Juliana Ribeiro