Do campo ao cocho
08/05/2013
Vermeer tem soluções completas para fenação e silagem
Dentre os lançamentos da Vermeer na Agrishow 2013, a linha de produtos para fenação e silagem passa a contar com o vagão processador de fardos, BPX9000, a enfardadora, 504PRO, e o plastificador de silagem, SW5000. No estande da empresa, na rua F1, os executivos apresentam os diferenciais desta linha.
O portifólio completo deste nicho de mercado soma seis linhas de equipamentos, que agregam tecnologia ao processo de corte, tombamento, enleiramento, enfardamento, plastificação, armazenamento e processamento de forragens como jaraguá, pangola, quicuio, estrela, coast-cross, rodes, culturas de inverno como centeio, azevém, aveia, milheto, entre outras utilizadas na alimentação animal.
Os equipamentos empregam componentes aptos a operar em diferentes condições de umidade, que na fenação fica em torno de 15%, e na silagem pode chegar a 30% para favorecer a fermentação láctica. Outro diferencial da linha é a compatibilidade com tratores de pequeno porte e potência a partir de 65 cv. Ao adquirir uma solução Vermeer, o produtor não precisa fazer outros investimentos em tratores de grande porte, reduzindo os investimentos em maquinários.
Segadoras condicionadoras
No campo, a Vermeer conta com dois modelos de segadoras, a comum e a condicionadora, sendo que a MC840 estará em exposição na Agrishow. Esse equipamento corta e já condiciona a forragem. O condicionamento acelera a retirada de umidade da planta, pois ele abre pequenas fissuras pelas quais a água sai rapidamente sem que haja perda dos nutrientes. Este processo reduz o tempo de secagem em torno de 30%, dependendo do tipo de forragem e da incidência de sol, explica Marco Livoti, gerente para soluções agrícolas da Vermeer Brasil.
A segadora condicionadora MC840 possui rolos condicionadores de aço e de regulagem automática para que o operador selecione a intensidade do esmagamento de acordo com a necessidade. A praticidade para substituição do jogo de facas é outro diferencial. Com o sistema Quick-Clip®, é possível substituir as facas de um disco em cerca de 40 segundos, sem que haja manuseio de parafusos. Graças a esse sistema de corte, o equipamento economiza um litro de combustível por hectare.
Tombadores
Na etapa seguinte, os tombadores da Vermeer movimentam a forragem para uma secagem uniforme. Os modelos TE250 e TR90 estarão no estande da empresa durante a Agrishow. Equipados com sistemas de ganchos, eles tombam a forragem deixando o material seco por baixo e o úmido por cima para acelerar a secagem, sem prejudicar os nutrientes. São equipamentos aptos para trabalhos próximos às cercas e divisas do campo, graças ao sistema que permite o ajuste dos dentes em duas posições: a externa para espalhar e enleirar e a interna, que joga o feno diretamente para trás da máquina, não remontando o material sobre cercas, estradas e divisas.
No caso do TE250, oferece 7,62 m de ação de espalhamento de feno ao longo dos braços duplos. Já o TR90 cobre uma área de 3 m durante sua operação.
Equipados com dentes em formato de ganchos, cujo sistema de amortecimento conta com molas helicoidais, proporcionam mais flexibilidade à operação e minimizam em 30% o risco de quebra da peça. Diferente de outros modelos de mercado, que demandam paradas diárias para troca dos dentes.
Enleiradores
O próximo passo na preparação da forragem envolve a formação da leira, seja levantada ou de corda, conforme a demanda do produtor. Aqui entra outro produto Vermeer, o enleirador TWIN RAKE R2800, com largura de trabalho de 8,5m. É um equipamento totalmente articulado, capaz de copiar o terreno. Conta com regulagem hidráulica da altura dos ancinhos, evitando que eles entrem em contato com o solo, o que diminui o teor de impurezas no material enleirado. Também é capaz de formar leiras de diferentes larguras, de acordo com o modelo de enfardadora do cliente.
Enfardadoras
A Vermeer também disponibiliza as enfardadoras 504PRO, um dos lançamentos no evento, e o 404PRO. Elas operam no processo de coleta e enfardamento do material da leira, gerando fardos cilíndricos. Na fenação, o amarrilho dos fardos é feito com redes de nylon, tendo em vista otimizar a produção e facilitar o transporte e armazenamento, sempre preservando a compactação.
Dentre as especificações da 504PRO, destaca-se a câmara variável capaz de produzir fardos de 1,20m de largura e diâmetro variável de 0,90 m a 1,50 m. Já o modelo 404PRO, com câmara fixa, produz fardos de 1,20 m por 1,20m. Os dois modelos contam com conjuntos de 17 facas, que podem operar em combinações de 0, 8, 9 ou 17, o que vai determinar a granulometria do material enfardado. A configuração do conjunto é feita rapidamente pelo próprio operador de dentro da cabine do trator. Em caso de embuchamento do equipamento, é possível abrir hidraulicamente a base sem sair da cabine para limpar os bloqueios e remover o material de volta para a câmara, o que reduz o tempo de parada da enfardadora.
Plastificador de silagem
Nas operações envolvendo silagem, o processo de fermentação láctica da matéria orgânica demanda a plastificação do fardo. O plastificador SW5000 manuseia fardos de até 1,5 m por 1,2 m, pesando até 998 Kg, e figura entre os lançamentos da Vermeer na Agrishow.
Acoplado ao sistema hidráulico de dupla ação do trator, possui apenas três comandos. Basta programar o número de camadas de plástico, bem como o descarregamento do fardo no chão, na posição vertical para facilitar o processo de recolhimento. O SW5000 conta com uma plataforma traseira para transferência precisa do fardo para o chão, evitando que ele role e rasgue o plástico, reflete Livoti. De acordo com ele, o plástico pode ser adquirido junto à Vermeer.
Vagão processador de fardos
Na fenação, outro lançamento da Vermeer é BPX9000. Para que o fardo de feno seja consumido, é necessário processá-lo. Como o fardo fica muito compactado, não é recomendável colocá-lo inteiro para o consumo dos animais. O alimento acaba sendo pisoteado e a parte mais dura dificilmente é consumida, perdendo cerca de 30% do fardo, detalha o gerente. O lançamento da Vermeer processa o fardo em pedaços de fácil deglutição pelos animais, acrescenta o executivo.
Com capacidade para se auto-carregar, o processador dispensa o uso de pás carregadeiras. Processa, em média, 10 toneladas de feno seco por hora. Um kit opcional pode ser agregado ao equipamento para processar fardos retangulares.
Sobre a Vermeer
A Vermeer conta com mais de 60 anos de experiência no mercado e possui uma ampla presença ao redor do mundo. Está focada nas necessidades dos clientes, identificando e antecipando soluções para que a execução das obras seja mais produtiva e rentável. Atua nos mercados de infraestrutura subterrânea, construção, mineração, arboricultura, jardinagem, processamento de resíduos de madeira, reciclagem orgânica, fenação e silagem, oferecendo os seguintes equipamentos: valetadeiras, mineradores de superfície, perfuratrizes direcionais horizontais, minicarregadeiras, instaladores de cabos, escavadores a vácuo, trituradores florestais, destocadores, compostadores orgânicos, segadoras condicionadoras, enfardadoras, enleiradeiros, entre outros.
A Vermeer Latin America é um de seus escritórios regionais e está localizada na cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo, com a intenção de desenvolver novos produtos e soluções projetados para adaptarem-se especificamente as necessidades dos clientes na América Latina. E, pela grande importância do Brasil no panorama mundial, há quatro anos a Vermeer assumiu a distribuição de seus produtos dentro do território brasileiro, sendo responsável direto pela venda de equipamentos e peças genuínas, assistência técnica especializada e treinamentos de operação e manutenção.
Informações para imprensa
Adriana Roma