Associação do agronegócio
02/05/2013
A Agrishow vai receber 230 jovens de programas de valorização da imagem do setor. Um deles em ação pelo 12º ano consecutivo, da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (Abag/RP ), "Agronegócio na Escola", que concede o Prêmio Abag/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro.
Na quarta-feira, cerca de 170 estudantes de jornalismo de 12 das principais faculdades de comunicação do Estado de São Paulo fizeram uma visita guiada à feira, num primeiro contato dos estudantes de jornalismo com o setor em 2013. Além de visitar empresas na feira, os estudantes tiveram contato com a pesquisa que propiciou o grande salto tecnológico do agronegócio brasileiro. Os futuros jornalistas permanecem esta semana na região. Nesses próximos dias conhecerão as cadeias produtivas do café, da pecuária e da cana-de-açúcar. Hoje estarão em Franca e Patrocínio Paulista. Em Franca vão conhecer a Cocapec, para entender o trabalho de uma cooperativa e ver o que ocorre com o café depois das fazendas. Nathan Herszkowicz, da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), estará na região especialmente para conversar com os jovens. Em Patrocínio Paulista os estudantes visitarão o laticínio Jussara, onde a pecuária de leite será o foco.
No dia 3 o café volta à cena, dessa vez em uma fazenda produtora de cafés especiais, a Fazenda Bom Jesus, em Cristais Paulista. Em plena colheita do café os alunos poderão acompanhar todo o processo, da colheita ao beneficiamento. No mesmo dia, em Cravinhos, com foco na sanidade animal, a visita será na Ourofino Agronegócio. Encerrando a semana, em 4 de maio, os alunos conhecerão, em duas visitas, os dois lados da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Uma à maior usina do mundo, a São Martinho, em Pradópolis, onde conhecerão as áreas agrícola e industrial. Na Coplana, Cooperativa Agroindustrial, unidade de Jaboticabal, o foco será a convivência entre a produção de energia (cana) e comida (grão - amendoim e soja), na rotação de cultura muito difundida na região.
Neste dia, o jornalista Ricardo Boechat fará uma palestra para os estudantes falando da importância de vivenciar o conhecimento. Os estudantes de jornalismo virão de diversas cidades do estado. São alunos do Uniseb/COC, Unaerp e Barão de Mauá, de Ribeirão Preto; Uniara, de Araraquara; Unifran de Franca; Unesp, de Bauru; Unimep de Piracicaba; Metodista de São Bernardo do Campo; PUC de Campinas; ECA/USP, ESPM e Mackenzie, de São Paulo. A tradicional visita dos alunos do programa educacional da Abag/RP foi no dia 30 de abril, quando 58 estudantes do ensino fundamental, acompanhados de seus respectivos professores, visitaram empresas e instituições de pesquisa para se familiarizar com o setor e entender como a tecnologia é aplicada no agro, unindo aumento da produção à preservação. O Programa "Agronegócio na Escola" tem por meta valorizar o agronegócio, setor de maior participação na economia. Revela a dimensão e a importância do setor para a economia, valorizando as atividades agroindustriais locais e com isso a comunidade , resgatando o orgulho de pertencer à região. Os estudantes foram os vencedores do concurso de redação cujo tema foi sustentabilidade e agronegócio. São 32 cidades no Programa, o que significa o envolvimento de cerca de 120 professores e quase 13 mil alunos de 84 escolas das cidades de: Altinópolis, Batatais, Bebedouro, Brodowski, Cândido Rodrigues, Cássia dos Coqueiros, Colina, Colômbia, Cristais Paulista, Descalvado, Dourado, Dumont, Guapiaçu, Guará, Guaraci, Guariba, Ipuã, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Miguelópolis, Monte Alto, Motuca, Pitangueiras, Pradópolis, Restinga, Ribeirão Corrente, Ribeirão, Santa Cruz da Esperança, Sertãozinho, Severínia e Terra Roxa.
DCI - Diário do Comércio & Indústria
Autor: Bete Cervi