Pior estiagem de SC
10/12/2012
A previsão é que o clima seco continua por, pelo menos, mais três meses na Serra e no Oeste catarinense
Oito municípios no Estado decretaram situação de emergência por causa da estiagem. A situação ainda pode piorar, já que os próximos meses devem ser secos no Oeste e na Serra catarinense. A defesa Civil está em alerta.
Nas lavouras de milho e feijão as perdas já chegam a 100%. Prejuízos para o pequeno produtor e para a economia das cidades da Serra e Oeste de Santa Catarina. Nos últimos dias em algumas regiões choveu 90% abaixo da média. E tudo indica que um novo período de estiagem vem por ai.
A Defesa Civil está em alerta já que a previsão para os próximos três meses é de dias secos e com chuvas abaixo da média. Temporais e chuva de granizo também estão previstos. Medidas preventivas já estão sendo elaboradas.
O pequeno produtor é o mais prejudicado com esse clima, mas a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) garante que o Estado já está tomando as medidas para amenizar a situação.
Construção de cisterna
Depois da seca que enfrentou no último ano, o produtor Jones Gasparetto decidiu construir uma cisterna com capacidade para 600 mil litros de água. Agora, o aviário que tem capacidade para alojar dois mil frangos tem água suficiente para manter oito mil frangos por, pelo menos, oito meses.
De acordo com a Secretária de Estado da Agricultura, para 2013 serão liberados R$ 60 milhões para construção de oito mil cisternas no Estado. Medida que não resolve, mas deve amenizar os prejuízos com a seca.
Band Santa Catarina