Comitiva da Aprosoja percorre BR-158
31/08/2012
Estradeiro vai conferir in loco situação de uma das principais vias de escoamento do Vale do Araguaia
?Dez cidades nos estados de Mato Grosso, Pará e Tocantins serão percorridas pelo Estradeiro que o Movimento Pró-Logística e a Aprosoja promoverão a partir do próximo domingo (2). O Estradeiro BR-158 vai passar pelas principais vias de escoamento da produção de soja e milho do Vale do Araguaia, com o objetivo de avaliar as condições das estradas e obras na região.
A largada oficial será no município de Primavera do Leste, na manhã de segunda (3) e em seguida a comitiva segue para os municípios de Gaúcha do Norte e Canarana, já na região leste de Mato Grosso.
A comitiva é composta por produtores rurais, pelo presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, diretores da entidade, da Famato, representantes da Secretaria de Transportes do governo do estado, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e do coordenador executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz.
O roteiro inclui ainda as cidades de Porto Alegre do Norte (MT), Santana do Araguaia e Redenção (PA), Colinas e Palmas (TO), São Miguel do Araguaia (GO) e o encerramento será em Água Boa, no dia 08 de setembro.
Este é o terceiro estradeiro que a Aprosoja realiza somente em 2012. Já foram percorridas as rodovias federais BR-364 e BR-163. A ação foi instituída como forma de diagnosticar as condições das obras e das rodovias por onde escoam a produção agrícola de Mato Grosso. Os relatórios são entregues aos governos federal e estadual, a fim de subsidiar as ações do poder público na área de logística.
SIMPÓSIOS No dia 3, a Aprosoja promove em Canarana, no Sindicato Rural, às 19h30, um simpósio entre os produtores rurais do município, sociedade civil e poder público local. O objetivo é apresentar as ações do Movimento Pró-Logística e as alternativas de melhorias nas condições das principais vias de transporte e escoamento da safra.
Também serão realizados outros dois simpósios. Um em Porto Alegre do Norte, no dia 4, às 19h30, no Sindicato Rural e outro na cidade de Redenção, já no Pará, no dia 6, também às 19h30, no Sindicato Rural.
Aprosoja