Mais tecnologia para o algodão brasileiro
19/08/2012
Com a colheita do algodão quase sendo finalizada e o planejamento da safra 2012/2013 a todo vapor, a Bayer CropScience anuncia novidades para ajudar o cotonicultor brasileiro a produzir mais e melhor, atendendo às exigências do mercado têxtil, com o fornecimento de fibra de alto padrão. Para a próxima safra, os produtores de algodão poderão contar com duas novas variedades em seu portfólio de sementes: a FM 951LL e a FM 975WS* e no segmento de Proteção de Cultivos, a novidade será a chegada do fungicida FOX® para o manejo da ramulária e da ramulose.
Desde o seu lançamento, a tecnologia LibertyLink® tem sido uma grande aliada do produtor no manejo das plantas daninhas. Agora a tecnologia *WideStrike® vem para trazer ainda mais benefícios em proteção do cultivo, principalmente ao ataque de lagartas nas plantações de algodão. Entre as vantagens estão facilidade e segurança no uso, redução no número de aplicações e proteção da produtividade.
A FM 951LL é uma variedade de ciclo médio, da família FiberMax®, com tecnologia LibertyLink® que tem sido um grande sucesso no mercado brasileiro para o manejo das plantas daninhas.
Já a FM 975WS* é uma variedade de ciclo tardio com a tecnologia *WideStrike®, que confere à planta resistência ao ataque das principais lagartas do algodoeiro, explica Warley Palota, gerente de Negócios Sementes & Traits de Algodão da Bayer CropScience.
Na área de Proteção de Cultivos, a novidade fica por conta do FOX®, fungicida que está revolucionando o manejo de doenças na cultura da soja no Brasil e chega à cultura do algodão para ajudar o cotonicultor no manejo de doenças que comprometem a produtividade e a qualidade da fibra do algodão.
O diferencial do FOX® está em uma nova classe química descoberta pela Bayer CropScience, a Triazolinthiona, que permite que o produto atue de uma maneira mais forte e abrangente no metabolismo do fungo, proporcionando eficiência superior, mesmo em populações mais tolerantes aos fungicidas atuais.
Assim como na soja, o FOX® chega ao algodão para se tornar uma ferramenta inovadora, contribuindo para manter o potencial produtivo da planta que, com este tratamento, se mantem mais vigorosa e pode produzir uma fibra de mais qualidade. Com sementes de alto potencial produtivo, a adoção de uma inovação como FOX® é fundamental proteger o investimento realizado pelo produtor, da semente à colheita. Nossas soluções integradas vão ao encontro das necessidades dos cotonicultores brasileiros, para que a cotonicultura brasileira continue sendo reconhecida mundialmente pela sua alta qualidade, destaca Everson Zin, gerente de Estratégia de Marketing Novos Produtos da Bayer CropScience.
*WideStrike® é uma tecnologia desenvolvida pela Dow AgroScience Ind. Ltda. e licenciada à Bayer AS.