AGROdestaque entrevista Alcides de Moura Torres Junior
19/08/2012
Em entrevista, Alcides Torres destaca a importância de obter boas fontes de informação e saber analisá-las para compreender o mercado
O Projeto AGROdestaque divulga as contribuições que o egresso da EscolaSuperior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) realiza nas Ciências Agrárias, Ambientais e Sociais Aplicadas. Consiste em uma entrevistaemformato ping-pong, na qual é possívelobterinformaçõessobre o egresso breve currículo, demandas da área em que atua e opiniõesacerca de aspectos relacionados ao mercadoprofissional.
Além da publicação nossites da Escola (www.esalq.usp.br/acom/agrodestaque) e da Associação dos Ex-alunos da ESALQ (ADEALQ) (www.adealq.org.br/), o material é disponibilizado comosugestão de pauta aos veículos de comunicação da USP, de Piracicaba e região, bemcomo aos profissionais da mídia especializada. Segue entrevista com Alcides de Moura Torres Junior, formado em Engenharia Agronômica em 1976.
Atuação profissional
Após formar-se, atuou na Ciba-Geigy, na Usina Guarani, pertencente ao Grupo Gomes de Almeida e Fernandes, na Cetesb e na Agropecuária Bulle Arruda AS, onde trabalhou com cana, soja, milho, citrus, seringueira, mecanização agrícola, construção rural e bovinocultura de corte. Após passar por todos esses lugares, estabeleceu-se por conta própria, trabalhando como autônomo em vários estados do Brasil até fundar a Scot Consultoria, da qual, atualmente, é diretor-presidente.
Qual o papel da Scot Consultoria no mercado?
A Scot Consultoria é um centro de estudos dedicado à informação para o agronegócio. Trabalhamos com serviços de inteligência de mercado, tais como pesquisas, análises setoriais, monitoramentos, cenários, perspectivas, retrospectivas, inovação, apresentações, mediações e outras atividades inerentes ao setor agropecuário. Esse trabalho é importante por permitir aos agentes de mercado acesso à informação independente e livre, que não seja produzida por organismos oficiais ou pelo Estado e às cadeias produtivas ter uma referência, uma comparação, que não seja a definida pelos compradores dos produtos produzidos pelos elos da cadeia.
Quais os principais desafios desse setor?
O principal desafio é manter-se atualizado, ter boas fontes de informação, transmitir para o público o verdadeiro quadro de mercado para que os agentes possam tomar as decisões corretamente. Com as informações disponíveis, precisamos realizar uma análise que seja a expressão do mercado e fazer isso rapidamente, com qualidade e precisão todos os dias, todas as horas.
Que tipo de profissional esse mercado espera?
A minha experiência conduziu-me a escolher profissionais formados em Ciências Agrárias para compor o time de analistas da Scot Consultoria. O mercado espera profissionais que saibam ler, escrever, interpretar, analisar as informações e mudar de posição imediatamente, acompanhando as tendências e fatos que determinam o comportamento de preços de produtos agrícolas ou seus derivados. Mercado não é uma questão de fé.
Entrevista concedida à Ana Carolina Miotto
Estagiária de Jornalismo
17/08/12
Ana Carolina Miotto
Estagiária
imprensa.esalq@usp.br