Tarde de Campo em Veranópolis (RS)
13/08/2012
Evento abordará culturas do figo, da oliveira, do pêssego e de citros
O manejo e a pesquisa em árvores frutíferas serão os temas da Tarde de Campo promovida pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), em Veranópolis, nesta terça-feira (14). O evento será promovido em parceria com o Colégio Agrícola de Veranópolis e com a Emater. O Centro de Pesquisa Fepagro Serra receberá estudantes e produtores, que poderão percorrer estações temáticas montadas no local. Os temas das estações são as culturas do figo, da oliveira, do pêssego e de citros.
Está prevista a presença de alunos do Colégio Agrícola e de produtores rurais da região de Veranópolis e também da região de Rio Pardo, pólo fumageiro onde cresce o interesse pela diversificação de culturas. Conforme a diretora da Fepagro Serra, Cláudia Fogaça, a iniciativa visa a divulgar o centro e as pesquisas desenvolvidas no local junto à comunidade.
Uma das atividades realizadas será uma oficina de poda da figueira, ministrada pelo extensionista da Emater/RS Alexandre Meneguzzo. O pesquisador da Fepagro Paulo Roberto Simonetto apresentará as variedades de citros cultivadas no centro de pesquisa. A cultura do pêssego, uma das frutíferas com maior número de cultivares na Fepagro Serra, será abordada pelo pesquisador Etmar Osmar Grellmann.
O cultivo da oliveira, que tem se expandido nas regiões da Serra do Sudeste e da Campanha gaúcha, será abordado pelo pesquisador Adilson Tonietto, da Fepagro Sede (Porto Alegre), com apoio do engenheiro agrônomo Lineu Migon, da Fepagro Serra. Tonietto deve enfatizar as diversas necessidades dessa espécie, como solo menos úmido e com mais calcário, além de polinizadores.
A Fepagro Serra ocupa uma área de aproximadamente 270 hectares em Veranópolis e se destaca pela pesquisa na área de frutíferas. Possui uma das maiores coleções de cultivares de kiwi do país, com 26 exemplares, além de áreas com coleções experimentais de pêssego, ameixa, nectarina, pêra, citros, figo, oliveira, caqui entre outros. A Tarde de Campo se inicia às 13h30min.
Fepagro