Criação do Consebov
09/08/2012
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados realizou, terça-feira (07-08), audiência pública que reuniu os elos da cadeia da pecuária para discutir alternativas para solucionar os gargalos do setor. Entre os assuntos foi debatida a criação do Conselho de Preços do Boi (Consebov). O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, esteve presente no encontro.
Segundo Prado, o objetivo da criação do Consebov é equilibrar o preço pago aos pecuaristas pela indústria e proporcionar mais confiança na relação entre os produtores rurais e os frigoríficos. "A queda nos preços da carne bovina pagos ao produtor e a crescente concentração da indústria da carne indicam a necessidade de criação de um Conselho, a exemplo do que já acontece com a cana-de-açúcar e o leite. Outras ações também estão sendo discutidas como a criação de uma legislação sobre a classificação e a tipificação de carcaça bovina, a regulamentação do uso de novas tecnologias e a criação de um fundo de marketing da carne bovina", comenta.
De acordo com o deputado Homero Pereira, que solicitou a audiência, é necessário que se crie um ambiente favorável ao diálogo entre os elos da cadeia. "Os produtores passam por dificuldades, assim como os pequenos frigoríficos. A falta de conexão entre o setor produtivo, a indústria e os distribuidores da carne bovina brasileira é o principal problema para a resolução dos problemas que o setor vivencia". Homero disse ainda que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) está cuidando dos assuntos que dizem respeito à concentração no setor de bovinocultura de corte. Mas, na opinião do parlamentar, o grande vilão da cadeia produtiva é a tributação. "Vamos continuar trabalhando para reduzir a carga tributária no Brasil".
Além das entidades do setor produtivo, estiveram no debate a Frente Nacional da Pecuária (Fenapec), a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Associação Brasileira da Indústria Exportadora da Carne (Abiec), o Cade e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A Famato, o Senar-MT, o Imea e os 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso fazem parte do Sistema Famato.
Famato