Ana Amélia e Heinze buscam solução para endividamento agrícola
30/06/2012
A senadora Ana Amélia (PP-RS) e o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) aproveitaram o lançamento do Plano Safra 2012/2013, nessa quinta-feira (28), para conversar com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e acertar para a próxima semana, audiência com o objetivo de discutir uma proposta de refinanciamento das dívidas dos setores de arroz, soja, maça e suíno.
Os parlamentares argumentaram que as dívidas acumuladas nos últimos anos, somadas aos prejuízos provocados pela seca agravaram a situação dos produtores rurais. Conforme estudo da Farsul, as perdas foram de 11% na lavoura de arroz, 54% no milho e 45% na soja. Já os suinocultores, por exemplo, sofrem com a queda das exportações para a Argentina e a Rússia, dois dos principais compradores, e enfrentam situação financeira crítica.
Outra reclamação apresentada pelo deputado Heinze é de que as instituições financeiras não têm cumprido as resoluções que foram editadas pelo Banco Central em socorro aos agropecuaristas que tiveram prejuízos pela falta de água. O deputado salienta que um pacote urgente de refinanciamento das dívidas e continuidade de acesso ao crédito precisa ser anunciado.
Suinocultura
Para o dia 12 de julho já está confirmada audiência pública para discutir a crise da suinocultura na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, a pedido da senadora Ana Amélia. No mesmo dia, lideranças do setor e parlamentares estarão reunidos com o Ministro da Agricultura, quando alguma medida de socorro deverá ser anunciada.
O setor cobra o anúncio de duas medidas consideradas emergenciais: a prorrogação dos vencimentos das dívidas de custeio e investimentos dos produtores de suínos; e o aumento dos limites de crédito para retenção de matrizes para o valor de R$ 500 por matriz até o limite de R$ 2 milhões por produtor/CPF.
Agrolink com informações de assessoria