Café ressalta que o produtor brasileiro poderá contar com o auxilio financeiro do crédito de carbono
O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, recebeu na manhã desta quarta-feira, 30, a consultora holandesa Ofra Bosma, que pretende desenvolver no Estado um projeto voltado para capitação de crédito de carbono, através de técnicas de melhoramento da produção. Na reunião, também participaram a representante do Instituto Ecológica de Palmas Eliana Pareja e o diretor de Sustentabilidade no Agronegócio da Seagro, Corombert Leão.
Durante o encontro, o consultora que faz parte do Projeto Civi.Net, falou da possibilidade de se aumentar a produtividade com a pecuária de corte, minimizando os impactos ao meio ambiente. Através desse projeto, o produtor brasileiro poderá continuar produzindo e ainda contar com o auxilio financeiro do crédito de carbono, afirmou Ofra. Segundo ela, o caminho são os investimentos em tecnologias avançadas de produção, que poderão ser custeadas com o próprio crédito de carbono.
O estudo para implantação do projeto é inovador no Brasil e poderá se desenvolver primeiro no Tocantins, que possui um representativo rebanho bovino e ao mesmo tempo uma das maiores áreas preservadas do País. Para o secretário da Agricultura, esse é o momento ideal para desenvolver inovações que conciliem aumento de produção e respeito ao meio ambiente. No Governo Siqueira Campos, a Secretaria da Agricultura tem discutido preservação ambiental e a Secretaria do Meio Ambiente tem pensando em desenvolvimento, afirmou.
Após apresentar o projeto para o secretário da Agricultura, a consultora holandesa se encontrará com produtores da região de Gurupi para também apresentar a proposta e buscar voluntários para implementar os primeiros estudos. A Seagro se encarregou de reunir produtores para a reunião que acontecerá nesta quinta-feira, 31, em Gurupi e pretende acompanhar o processo de implementação do projeto.
Seagro/TO
Autor: Valmir Araújo