Bahia Farm Show
30/05/2012
Um convênio no valor de R$1 bilhão para financiamento da atividade agrícola no cerrado do Nordeste, dos quais 70% estão em território baiano foi firmado ontem na abertura da Bahia Farm Show, a maior feira de tecnologia agrícola e negócios que teve início nesta terça-feira, e prossegue até o sábado, os recursos, que serão disponibilizados com juros de 6,75% ao ano, contra em média de 12%a.a, contratados em geral no mercado. Estes recursos estarão disponíveis já na safra 2012/13.
O convênio foi firmado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, vice-presidente do Banco do Brasil, César Borges, e pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, durante a solenidade de abertura do evento na manhã de hoje.
O convênio é um pleito dos agricultores regionais, representados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) que, no segundo semestre do ano passado, apresentou ao ministro os argumentos para a criação de um funding específico para custeio e investimento na atividade agrícola do cerrado do Nordeste.
Na ocasião, a convite dos produtores rurais, o ministro visitou o Oeste da Bahia, conheceu em detalhes os números da região, e esteve em fazendas. Com estes recursos, é possível, dentro de três ou quatro anos dobrar a área irrigada no Oeste da Bahia, afirmou o ministro, que ressaltou a importância da atuação proativa dos produtores rurais no desenvolvimento da região Oeste.
A iniciativa foi elogiada pelo governador Jaques Wagner, que citou a visita do ministro ao Oeste da Bahia e a resposta rápida ao pleito dos produtores, em setembro do ano passado.
Estes recursos vão proporcionar aos agricultores uma economia de de 4 a 5% nos juros de captação, que podem ser investidos, por exemplo, na melhoria da logística regional, disse Wagner, referindo-se, entre outras iniciativas, à PPP proveniente da assinatura de um protocolo de intenções em 2009, entre a Aiba, o governo do Estado e o Banco do Nordeste (BNB), com a finalidade de viabilizar a construção de rodovias no Oeste baiano, através de um projeto-piloto, pioneiro na Bahia, cuja primeira etapa, a recuperação da Estrada da Timbaúba, já foi iniciada.
Esta estrada beneficia a mais de 60 mil hectares da região, e já testemunhamos a chegada das máquinas, pelo que agradecemos ao governador Jaques Wagner, disse o presidente da Aiba e da Bahia Farm Show, Walter Horita. A Bahia Farm Show é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em conjunto com diversos parcerios.
Tribuna da Bahia