Exportações baianas caem 7,4% em abril e continuam em queda
30/05/2012
Em que pese um aumento de 17% no primeiro quadrimestre, quando vendeu ao exterior um total de US$ 3,32 bilhões, as vendas externas baianas experimenta uma tendência de queda. De acordo com a Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos (SEI), da Secretaria do Planejamento do Estado, em abril o estado enfrentou queda de 4,3% em relação a abril de 2011 e de 7,4% comparadas ao mês antecedente.
O primeiro trimestre foi positivo porque os contratos acertados e preços definidos. Em abril, a crise internacional afetou nossos principais compradores e houve redução na cotação das comodities, destacou o diretor de Indicadores e Estatística da SEI, Gustavo Casseb Pessoti.
O economista alerta que o resultado de um único mês de queda (abril) é insuficiente para se identificar uma tendência, mas entende que com as informações disponíveis até agora se não houver recuperação na economia da Europa, dificilmente teremos o mesmo desempenho do ano passado.
Em 2011, a Bahia bateu recorde em exportação (US$ 11 bilhões), com alta de 24% em comparação a 2010; e nas importações, US% 7,8 bilhões. Em abril, a retração nas vendas externas foram puxadas por EUA (-5%), China (-23%) e Argentina (-49%). O quadro europeu preocupa. Nossos principais compradores são Argentina e China, mas a Europa, se juntarmos Alemanha, Itália,..., passa a ser primeira.
Tribuna da Bahia