Infográfico mostra que do boi se aproveita muito mais do que apenas a carne
25/04/2012
Se você pensa que do boi só se aproveita a carne, dê uma olhada no infográfico que o Sou Agro preparou e se surpreenda. A animação mostra que a indústria dos mais variados segmentos depende, e muito, das diversas matérias-primas originárias dos bovinos para a fabricação de seus produtos.
Confira:
Berro: e para quem pensa qued o boi só não se aproveita o berro, aí vai. Ele é utilizado como efeito sonoro em músicas, filmes e novelas.
Cascos e chifres: utilizados como pó para os extintores de incêndio, lubrificantes e aditivos para aviões, também usados na confecção de peças de artesanato e pérolas artificiais.
Mucosas e Glândulas: com elas a indústria produz coalho, laticínios e as farmacêuticas produzem anti-inflamatórios, insulina, hormônios de reprodução, do crescimento, da tireóide e enzimas digestivas.
Miúdos: coração, rim, pulmão, testículos, língua, bucho e fígado, empregados na fabricação de medicamentos, substâncias hormonais, cosméticos e reagentes em laboratório de pesquisa.
Couro: um dos subprodutos mais versáteis é utilizado na fabricação de calçados, roupas, arreamentos, bolsas, móveis, gelatina, chiclete, cápsulas farmacêuticas, cola e até filmes fotográficos.
Sebo: amplamente utilizado na indústria de sabão, detergente, sabonetes e shampoos, também é ingrediente indispensável na produção de tintas, explosivos, pneus, velas e biodiesel.
Triparia: são a base para a produção de fios de raquetes de tênis e também fios cirúrgicos, aqueles usados em suturas.
Vassoura de cauda e pelos: os pelos dos bovinos têm ampla utilização na indústria, sendo matéria-prima para a fabricação de pincéis, brochas, vassouras de pelo e até luvas de boxe.
Mocotó: é a pata do boi, uma iguaria consumida em muitas regiões do Brasil. O produto também é usado para a fabricação de óleos e graxas para lubrificar o couro e máquinas da indústria.
Sangue: é utilizado como ingrediente na fabricação de rações para pets. Estima-se que esse setor movimenta US$ 70 bi ao ano no mundo. No Brasil, existem mais de 600 marcas de rações para esse segmento.
Esterco: a partir da fermentação provocada por bactérias é possível produzir o biogás, utilizado como alternativa ao gás natural ou para gerar energia.
Sou Agro
Autor: Juliana Ribeiro