AgRural reduz previsão de safra de soja do Brasil para 66,7 mi t
SÃO PAULO (Reuters) - A estimativa de safra de soja do Brasil 2011/12 foi reduzida para 66,7 milhões de toneladas, por conta da seca que atingiu algumas regiões produtoras, informou a consultoria AgRural nesta segunda-feira.
Na estimativa de fevereiro, a AgRural havia previsto 68 milhões de toneladas para a safra do Brasil, segundo produtor global da oleaginosa.
"A estiagem enfrentada pelo Sul do país desde o final do ano passado já havia reduzido a safra brasileira... Agora em março, a continuidade da estiagem na região e a falta de chuva em algumas áreas do Nordeste do país levaram a mais um ajuste na estimativa de produção...", observou a consultoria.
Dessa forma, a produção do país será 11,5 menor em relação ao recorde de 75,3 milhões de toneladas da temporada passada.
Com queda no rendimento de vários Estados, a produtividade brasileira deve recuar das 45,7 sacas por hectare calculadas em fevereiro para 44,9 sacas, a menor desde a safra 2008/09, quando o país colheu média de 43,8 sacas, segundo a consultoria.
"A grande responsável pela quebra foi mesmo a região Sul, cuja produtividade tem redução anual estimada em 34 por cento", previu a agência.
Até a última sexta-feira, mais de 60 por cento da área havia sido colhida.