Pêssego gaúcho terá abertura de colheita
01/12/2011
Uma das principais culturas da Metade Sul do estado, pêssego voltará a ter uma festa de abertura da colheita. Ideia é valorizar a cadeia
O pêssego da Metade Sul gaúcha voltará a ter uma festa de abertura da colheita. Após quase uma década de intervalo, a cadeia produtiva vai se reunir na próxima sexta-feira 2 de dezembro , em Morro Redondo/RS 290 km ao sul da capital Porto Alegre/RS , para abrir oficialmente o período de colheita do fruto.
O pêssego é muito importante para a região. Precisamos valorizar toda a cadeia. Queremos ter o produtor presente e o principal objetivo da Abertura da Colheita será mostrar como a integração do setor está forte, explica o prefeito de Morro Redondo, Rui Brizolara.
A ideia será reunir agricultores, industriais e lideranças políticas do estado para valorizar e recolocar o setor pessegueiro, um dos mais importantes da agricultura da Metade Sul gaúcha, em evidência. Será recuperada uma festividade para a região em um momento fundamental para mostrar o fortalecimento da cadeia do pêssego. Será uma retomada voltada ao desenvolvimento, comenta o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), Clenio Pillon.
A Abertura da Colheita será feita em uma propriedade rural de Morro Redondo e está agendada para as 14h.
Pêssego
Para este ano, é esperada uma safra de 55 mil toneladas na região de Pelotas praticamente toda ela será destinada à indústria de conservas. São cerca de 6,7 mil hectares de pessegueiros e 1.368 produtores. A indústria espera produzir 45 milhões de latas.
Abertura da Colheita
- 02/12/2011 14h30
- Propriedade do agricultor Edemar Flugel
- Colônia Colorado Morro Redondo/RS
- Participação de produtores, industriais, instituições e lideranças políticas nacionais, estaduais e municipais