Avicultura gera renda e exige pouco do agricultor
21/11/2011
Embrapa vai mostrar como a atividade pode aumentar em um salário mínimo a renda de uma família sem exigir grande quantidade de terra, mão-de-obra ou investimento
O 2° Encontro de Avicultura Colonial vai mostrar aos agricultores da região de Pelotas como a atividade pode aumentar a renda de uma família em um salário mínimo sem exigir grande investimento e demandando pouca terra e mão-de-obra. O evento, organizado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), será realizado entre os dias 24 e 25.
A avicultura colonial tem como grande destaque a rentabilidade superior a da maioria das outras atividades do campo. É uma opção viável para o agricultor familiar gerar renda. O investimento necessário fica na casa dos R$ 5 mil e um quarto de hectare de terra já é o suficiente. Em relação à mão-de-obra, uma pessoa consegue conduzir a produção sem dificuldades.
Outro grande benefício está no fato da avicultura não precisar desbancar nenhum outro sistema. O agricultor pode montar o aviário e manter suas outras atividades. A ideia é ser uma fonte de diversificação da produção, comenta o pesquisador João Pedro Zabaleta, organizador do Encontro.
Capacitação
De acordo com Zabaleta, a avicultura colonial tem grande potencial para gerar bons resultados na região, mas é preciso capacitar os produtores. No primeiro dia do Encontro, as atividades serão feitas na Sede da Unidade. No segundo, os participantes irão conhecer aviários instalados em propriedades rurais.
No sistema colonial, as aves são criadas em confinamento até os 28 dias de vida e soltas em piquetes após este período. Surge aí uma das principais diferenças da avicultura colonial para a convencional: as aves têm livre acesso, durante o dia, a um piquete ao redor do aviário, onde terão pasto, sombra e espaço para caminhar. A rotina diferenciada proporciona maior bem estar aos animais, diminuindo o nível de tensão e o risco de doenças. A alimentação é baseada exclusivamente em produtos de origem vegetal, sendo proibido o uso de promotores de crescimento e ingredientes de origem animal.
2° Encontro de Avicultura Colonial
Data 24 e 25 de novembro
Local Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS)
Inscrições Gratuitas
Informações (53) 3275-8100