Embrapa Clima Temperado tem novo chefe-geral
21/11/2011
Pesquisador Clenio Pillon é nomeado ao cargo e passa a dirigir uma das maiores Unidades da Embrapa no país
O pesquisador Clenio Nailto Pillon é o novo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS). A nomeação foi oficializada através de Portaria 2705, datada de 16 de novembro. A solenidade de posse ainda terá sua data confirmada pela Diretoria da Embrapa.
Pillon é doutor em Ciência do Solo e está na Embrapa Clima Temperado desde 2003 antes, atuara quatro anos na Unidade de Suínos e Aves (Concórdia/SC) da empresa. Chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento em Pelotas até julho deste ano, o agora novo chefe-geral ganhou destaque em sua carreira pelo apoio ao desenvolvimento de projetos e pela forte relação com políticas públicas.
A Embrapa é uma instituição pública a serviço da sociedade. Nosso foco é com a sociedade, comenta Pillon. Vamos qualificar nossa atuação. Continuaremos a valorizar as parcerias institucionais e trabalharemos fortemente a articulação com políticas públicas, para avançar no desenvolvimento territorial e ajudar a transformar realidades, complementa.
A seleção do pesquisador para o cargo foi feita por um Comitê de Avaliação e Seleção (CAS) especificamente formado para escolher o novo chefe da Embrapa Clima Temperado. Durante o período de candidatura, Pillon destacou como bases de gestão o compromisso com a sociedade, a construção participativa e uma forte articulação com políticas públicas.
De acordo com o pesquisador, a matriz de pesquisa da Unidade não será alterada. A ideia será fortalecer as linhas de pesquisa e dar ênfase às questões inovadoras. Vamos canalizar esforços para as demandas da sociedade, explica. A Embrapa Clima Temperado vem de um histórico recente de sucesso e reconhecimento. O foco será buscar estratégias para qualificar ainda mais o nosso papel no desenvolvimento regional, expõe.
Embrapa Clima Temperado
A Embrapa Clima Temperado é uma das 47 Unidades da Embrapa espalhadas pelo país e conta atualmente com cerca de 350 empregados. Tecnologias para os setores das frutas, do arroz, do leite, da agroenergia e da agroecologia são alguns de seus destaques.
Temos a clareza do desafio de gerir uma das maiores e mais complexas Unidades da Embrapa, reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência de seus resultados. O tamanho do desafio é equivalente às expectativas da sociedade sobre a nossa capacidade de transformar realidades e de contribuir para a superação de desigualdades regionais, sociais e econômicas, analisa o novo chefe-geral da Unidade.
O mandato será de três anos, prorrogáveis por mais três. Pillon substitui Waldyr Stumpf Júnior no cargo, nomeado diretor de Transferência de Tecnologia da Embrapa em abril deste ano desde então, a chefia da Embrapa Clima Temperado fora ocupada interinamente por José Dias Vianna Filho.
Embrapa Clima Temperado
Autor: Bruno Zamora Teoro