Barretos se prepara para a Festa do Peão
09/08/2011
Será uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 200 milhões na região. Mais de 15 mil empregos são criados sendo 5 mil diretos e 10 mil indiretos. A Festa do Peão de Barretos vai muito além do rodeio e dos shows que permeiam toda a programação de seus 11 dias de evento. O fomento à economia e ao desenvolvimento regional é um dos principais pontos da Festa.
Para este ano, Os Independentes entidade organizadora espera um público de cerca de 950 mil pessoas. E a cidade, de 110 mil habitantes, está se preparando para receber estes turistas. A rede hoteleira da cidade já está com 100% de reservas efetuadas para o período. Hotéis como o Kehdi Plaza e o Berrante Dourado estão totalmente ocupados há um bom tempo.
Na cidade vizinha Olímpia, o Thermas Olímpia Resort também já está com todas as suítes reservadas para os finais de semana da Festa. Porém ainda é possível conseguir hospedagem para alguns dias em hotéis como o Castelo Branco e o Barretos Country Hotel e Acquapark.
Para grupos de amigos e familiares, outra opção de hospedagem é o aluguel de casas. Segundo o corretor Lucas Ducatti Marquez de Andrade da Figueira imóveis, a procura por esse tipo de hospedagem está muito grande. Começamos locar casas para a Festa há um mês e meio, neste período conseguimos captar cerca de 80 imóveis para serem locados neste período. Um número bem surpreendente, diz.
O camping dentro do Parque do Peão também é uma opção para aqueles que querem vivenciar o evento 24 horas. O espaço de 150 mil metros quadrados recebeu reformas para melhor atender aos hóspedes este ano. No ano passado o Camping recebeu cerca 6 mil turistas, durante os 11 dias do evento.
A cidade se adapta para receber estes turistas que também movimentam setores como transporte, alimentação, lazer e serviços em geral, explica Marcos Murta, presidente da Festa.
Faturando com a Festa
Além dos hotéis outros setores também ficam aquecidos e várias pessoas aproveitam para ganhar dinheiro com a Festa. É o caso da loja Os Independentes que comercializa os souvenires oficiais da Festa. No período da Festa o quadro de funcionários triplica para atender o crescimento de 100% nas vendas da loja explica o gerente da loja de souvenir de Os Independentes Beto Toniolo, sobre as contratações temporárias durante o evento. Ele ainda ressalta que há a possibilidade de contratação efetiva, dependendo do desempenho do trabalhador temporário.
Outro setor que se aquece durante os 11 dias do evento é o de alimentação, a "Lanchonete Carol" por exemplo tem um aumento de cerca de 30% no movimento diário de acordo com o proprietário Cícero Antonio Prudêncio Pinto, comerciante neste setor há 13 anos. "A Festa é muito benéfica para o comércio em geral", conta.