Arena de Barretos recebe consultoria Internacional
01/08/2011
Para se preparar para sediar as melhores competições de rodeio da América Latina a Festa do Peão de Barretos receberá uma consultoria técnica internacional para preparar a arena do Estádio de Rodeios e da Hípica. Os dois espaços ficam no Parque do Peão e vão sediar, entre os dias 18 e 28 de agosto, competições como a Breeders Cup (Copa de Criadores de Cavalos de Três Tambores), Circuito Barretos de Rodeio, Campeonato Interestadual de Montarias em Touro e 19º Barretos International Rodeo.
A preparação da arena seguirá uma tecnologia norte-americana que confere mais estabilidade e nivelamento com a máquina Kiser DragMaster. A preparação será em parceria com o Haras Raphaela.
A utilização desta tecnologia resulta em tempos melhores, mais segurança para os animais e maior competitividade entre os participantes, pois uma pista nivelada traz mais equilíbrio para o boi e, ao mesmo tempo, maior dificuldade para o competidor. No caso dos cavalos, o maior ganho é com a alta performance e a redução de tempo durante as provas.
Segundo o presidente de Os Independentes entidade organizadora do evento Marcos Murta, esta preocupação com a pista é de extrema importância e trará muita qualidade para as competições. Todos nos lembramos dos pênaltis que o Brasil perdeu na Copa América, ou até da preocupação dos engenheiros para trazer mais qualidade nas pistas da Formula 1. A pista, o campo de futebol ou a arena do rodeio pode interferir na qualidade da competição, revela.
O objetivo de Murta é claro: fazer com que Barretos se torne palco de segurança e novos recordes entre as competições.
Para encontrar este novo tipo de arena, Os Independentes foram auxiliados pelo Haras Raphaela, que promove os principais eventos eqüestres do país e adquiriu recentemente a Kiser DragMaster. Além da máquina, o haras mantém suas pistas sob a consultoria do fornecedor Jim Kiser, que foi a Barretos com o objetivo de passar as melhores soluções para arena. Desde março, quando começamos com este tratamento, temos registrado uma soma de recordes, pois o nivelamento da pista traz muita estabilidade para os cavalos, revela o veterinário e gerente do Haras Raphaela, Filipe Fedozzi.
De acordo com Filipe, a visita do consultor americano foi de extrema importância, pois o projeto será pioneiro em Barretos. É uma máquina complexa e como tudo que é feito pela primeira vez, provavelmente teremos algumas adaptações. Por isso, o Jim Kiser nos dará uma consultoria durante os 11 dias de evento, afirma.
Para Fedozzi, além dos competidores renomados que passam pelas disputas, a nova arena irá beneficiar os animais, alguns deles avaliados em mais de 1 milhão de reais. O rodeio de Barretos recebe os principais nomes do segmento, por isso temos a preocupação em oferecer a qualidade que temos obtido no haras e tudo indica que vamos conseguir, revela.
Como funciona a Kiser DragMaster
Atualmente, as competições de rodeio no Brasil utilizam areia, que deixa a pista pesada e desnivelada, perdendo tempo de prova. Com a nova tecnologia, a pista fica nivelada por inteiro e por cima da pista é jogada a própria areia que já existe na arena. Durante o rodeio de Barretos, a máquina deverá ser passada na pista todos os dias, antes das competições.