Bunge inaugura moderna fábrica de fertilizantes em Cruz Alta/RS
14/05/2011
A Bunge Brasil inaugurou nesta quarta-feira (11) sua nova planta de fertilizantes em Cruz Alta (RS), a mais moderna do estado, que produzirá misturas granuladas (NPK) das marcas Serrana, Manah e IAP, além das linhas diferenciadas Turbo Serrana, Fertiap e Fosmag Manah. A capacidade de produção anual da nova unidade, que consumiu investimentos da ordem de US$ 24 milhões, é de 300 mil toneladas anuais, com geração de 300 empregos, diretos e indiretos. A mão de obra local foi utilizada pela Bunge na construção da planta, iniciada em junho de 2009.
A Bunge tem uma longa tradição de parceria com os agricultores do Rio Grande do Sul, como fornecedora de fertilizantes e compradora de soja, trigo e outros grãos, que remonta à década de 1920, com a antiga SAMRIG. Este novo investimento reforça nossa parceria e nosso apoio aos produtores rurais do estado, um dos líderes agrícolas do país e, particularmente à região noroeste gaúcha, diz Pedro Parente, presidente da Bunge Brasil.
Cruz Alta, além de sua importância como centro da maior região produtora de soja, milho e trigo do Rio Grande do Sul, é também o ponto de encontro logístico do Mercosul, por sediar a principal conexão das malhas ferroviárias e rodoviárias do Brasil, Argentina e Uruguai. A unidade de Cruz Alta fica próxima ao desvio ferroviário, o que permite utilizar esse modal de transporte, aumentando a facilidade de recebimento de matérias primas e de escoamento da produção.
Como a planta está localizada em um importante centro de consumo de fertilizantes, com grande potencial agrícola e logístico, a unidade de Cruz Alta vai otimizar soluções, agilizar a entrega, diminuir custos e garantir um elevado nível de qualidade dos processos produtivos, melhorando ainda mais o atendimento aos nossos clientes diz Pedro Parente. Aproveitando a logística privilegiada, a nova unidade da Bunge abastecerá de forma eficiente e ágil aos agricultores de toda região noroeste do estado.
Outro diferencial da planta diz respeito ao cuidado ambiental. Durante a construção da unidade e início de operação, a Bunge priorizou ações de proteção ao meio ambiente, como descarte e reutilização de materiais, coleta seletiva, entre outros procedimentos. A Bunge também implantou nesta unidade seu Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, bem estruturado, monitorado e aplicado em todas as atividades da unidade.
A Bunge, uma das líderes do mercado de fertilizantes do país, atende mais de 60 mil produtores rurais em todo o Brasil, com suas marcas Serrana, Manah, e IAP.
As informações são da assessoria de imprensa da Bunge.