Citricultores podem aumentar a eficiência no combate às pragas e economizar
29/03/2011
Curso prático orienta sobre regulagem e utilização correta de atomizadores no pomar
Um dos temas que mais preocupa os citricultores é como manter a mesma área produtiva e reduzir custos para tornar o negócio mais rentável. Estima-se que 40% dos custos de produção de citros no Brasil estejam relacionados às práticas de pulverizações para controle químico de pragas e doenças.
Para mostrar que é possível manter a eficiência e garantir economia, a Campo Consultoria Agrícola realizará o curso Tecnologia de aplicação de defensivos e calibragem de equipamentos aplicadores, no dia 30 de março, no Gringos Resaturante, em Campos de Holambra, no município de Paranapanema.
O objetivo é oferecer um treinamento prático sobre regulagem e utilização dos pulverizadores no pomar citrícola. Além do aspecto econômico, abordaremos a redução dos impactos ambientais com aplicações corretas e sem excesso de produtos, afirma Rubens Stamato, engenheiro agrônomo da Campo.
O evento será dividido em teoria, das 8 às 11h30, e prática, das 13 às 17 h. Para falar sobre o assunto, foram convidados especialistas na área de pulverização agrícola e no manejo integrado de pragas de Jaboticabal: Marcelo da Costa Ferreira, da Unesp, e José Luiz da Silva, da Gravena.
Os interessados em participar podem trocar o ingresso por 1 kg de alimento não perecível, que será doado para Creche de Campos de Holambra. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Campo Consultoria: (14) 3769-1153.
Os palestrantes
Marcelo da Costa Ferreira é doutor em agronomia. Chefe do Departamento de Fitossanidade da Unesp, em Jaboticabal, responsável pela área de tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários. Atua, principalmente, nas áreas de tratamentos fitossanitários e domissanitários, agrotóxicos, fitossanidade e avaliação do espectro do tamanho de gotas de defensivos.
José Luiz da Silva é biólogo, atua na Gravena Pesquisa, Consultoria & Treinamento. Especialista em entomologia agrícola, Silva construiu carreira na citricultura. Reconhecido por seu trabalho, o pesquisador presta assessoria a produtores rurais, consultores, empresas de defensivos e a outros grupos ligados ao setor citrícola.
As informações são da assessoria de imprensa da Campo - Consultoria, Serviços e Treinamento Agrícola.