Leilões de gado leiteiro
03/02/2011
Vinda de ótimo retrospecto em 2010, a Embral Leilões aposta na evolução genética dos rebanhos para aumentar ainda mais sua representatividade
O ano de 2010 foi ótimo para o mercado de venda de gado leiteiro, com alto índice de liquidez e valorização do investimento realizado pelos criadores, que aumentaram a produção de leite no país e de seus rebanhos, gerando um crescimento notável no mercado do produto. Sob essa perspectiva, 2011 promete ser muito positivo, com os horizontes de negociação em expansão, principalmente devido a demanda interna, que tem sido cada vez maior. Leonardo Beraldo, presidente da Embral, maior leiloeira de gado leiteiro do Brasil, confirma as expectativas de um ótimo ano. Temos hoje um mercado mais exigente e teremos animais ainda melhores à venda, devido aos investimentos feitos em 2010. Todo esse trabalho do criador está sendo valorizado, reconhecido e devemos quebrar ainda mais recordes no futuro.
Para Maurício Coelho, um dos criadores de maior destaque em 2010, em produção e nas pistas, o momento é bom para o investimento em genética de ponta. As raças leiteiras vivem seus melhores momentos, fruto da significativa evolução da genética. Os programas de melhoramento genético vêm apresentando resultados cada dia mais consistentes e as raças vêm conquistando não apenas o mercado nacional, mas também vários países da America Latina e a África. Atualmente o Girolando vem sendo considerado como uma das principais raças leiteiras tropicais do planeta, aponta o criador. Mas não foi apenas ao Girolando que o ano foi bom. Outras raças leiteiras, como o Jersey e o Holandês, que tiveram bons remates em 2010. Foi um dos melhores momentos da raça Holandesa, com grandes recordes e ótimas médias, fruto da evolução da genética dos animais. Em 2011 esperamos colher os resultados dos investimentos feitos nos últimos dois anos, aponta Eduardo Moraes, gerente da Fazenda Cachoeira, uma das mais importantes da raça.
As informações são da assessoria de imprensa da Embral Leilões.