Triunfo cultiva maior produção de melancias do RS
01/02/2011
Com uma área de 1.800 hectares dedicados ao cultivo de melancias, os 75 produtores do município de Triunfo continuam sendo os maiores produtores da fruta no Rio Grande do Sul. A colheita foi iniciada em novembro de 2010 e a produção segue intensa. A expectativa é que até o fim de fevereiro continuem com a produtividade média de 30 toneladas por hectare, explica o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Triunfo, Ricardo Boesche.
O plantio de melancia no município é feito em três etapas, e cada produtor decide o seu momento de iniciar a semeadura. Na primeira, em agosto, acontece o plantio precoce com mudas e sementes tapadas com plástico. Em outubro é a etapa de plantio normal com sementes ou mudas e, no mês seguinte, acontece o plantio somente com mudas.
Boesche ressalta que os agricultores que escolheram um plantio mais tardio estão sendo prejudicados pela queda no preço de venda e pela concorrência com municípios vizinhos. Por outro lado, o técnico agrícola explica que as condições de clima ameno e um volume normal de chuvas favoreceram o desenvolvimento da fruta, que, nesta safra, apresenta um melhor sabor, aroma e consistência.
As variedades de melancias plantadas no município são Jubile, Jetstream, Top Gun, Starbrite, Mirage, Px, Fenix, Georgia, Tornado e Crimson. A venda é feita na Ceasa, em feiras no litoral, bancas na beira de estradas e para o comércio em São Paulo.
A safra teve bons números de venda até o fim de 2010, no entanto, desde o início do ano os produtores vêm registrando prejuízos. Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Melancia de Triunfo, Orlando Luiz Essveinn, isso está acontecendo devido ao excesso de produção. Esta é uma safra recorde, por causa disso os agricultores que realizaram o plantio na terceira etapa são afetados pelas chuvas e pelo preço que despencou, avalia Essveinn.
As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar Regional Porto Alegre.