Estudos sobre biorrefinarias avançam no setor de celulose
07/10/2010
Projetos podem incrementar a produção de celulose, gerar subprodutos e reduzir o nível de emissão de CO2
Os estudos sobre como implantar usinas de biorrefinaria no setor de celulose e papel estão avançando em todo o mundo. Especialistas reunidos no Seminário Internacional sobre Biorrefinaria, promovido durante o ABTCP-TAPPI 2010 43º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, apresentaram as experiências-piloto que foram bem-sucedidas em países como Suécia, Finlândia e Estados Unidos, e que podem ser replicadas no mercado brasileiro. Esses projetos podem contribuir com o aumento da produtividade da fabricação da celulose, permitir a obtenção de subprodutos destinados a outros setores, como a indústria têxtil e alimentícia, e reduzir a emissão de CO2.
Os benefícios econômicos e ambientais das biorrefinarias são inúmeros. A substituição do óleo diesel por biomassa pode gerar uma economia de milhões de dólares ao ano, afirmou Peter Axegard, diretor da sueca Innventia.
As tecnologias já desenvolvidas, segundo ele, permitem a obtenção de subprodutos como a nanocelulose, com a qual é possível fabricar não apenas fibra para papel, mas também fibra têxtil, polímeros, filmes e géis empregados como aditivos em alimentos.
Até mesmo materiais antes considerados resíduos galhos, copas e raízes das árvores são reaproveitados, resultando em combustíveis como o etanol e a lignina, que substituem o carvão nos fornos de cal das indústrias de celulose e papel. O futuro de nossas florestas está na melhor utilização das árvores, ressaltou Axegard.
De acordo com estudos realizados pela Innventia, o custo total para a implementação de uma usina de biorrefinaria com capacidade para 50 mil toneladas de lignina por ano pode chegar a US$ 18 milhões.
A indústria de celulose e papel é a única preparada para adotar o modelo de biorrefinaria, enfatizou o CEO da ANL Consultants, Alexander Koukoulas. Mas, para viabilizar esses projetos economicamente, é necessário que o governo dê incentivos, acrescentou, ao explicar que hoje os custos do biocombustível ainda são muito superiores aos dos combustíveis fósseis.
ABTCP-TAPPI 2010
43º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel
Onde: Transamerica Expo Center
Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 (Próximo à Ponte Transamérica)
Quando: 4 a 6 de outubro
Congresso das 8h50 às 17h30
Exposição das 13h às 20h
Seminário Internacional sobre Biorefinaria
Quando: 6 de outubro das 10h às 16h
Mais informações no site: http://www.abtcp-tappi2010.org.br/
As informações são da assessoria de imprensa do evento.