BB prorroga prazo para renegociar dívidas agrícolas no MT
01/10/2010
Os produtores de Mato Grosso terão até o dia 15 de outubro deste ano para pedir renegociação da dívida agrícola junto ao Banco do Brasil. Após a data, os agricultores que não demonstrarem interesse em quitar a dívida serão acionados judicialmente pela instituição bancária. O prazo, que estava previsto para ser encerrado nesta quinta-feira (30), foi estendido por mais 15 dias a pedido da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
"O presidente da entidade, Rui Prado, esteve nesta semana na sede do BB, em Brasília, solicitando a prorrogação das negociações", conta a coordenadora de Agricultura da Famato, Karine Gomes. Ela afirma que a instituição financeira concedeu o prazo para os produtores, que têm dívidas acima de R$ 200 mil e estejam há mais de 6 meses em débito, discutam meios de pagamento dos valores. Karine ressalta que a lista feita pela entidade em agosto somam 340 produtores que demonstraram interesse na renegociação da dívida. "No entanto, o Banco do Brasil afirma que a procura ainda é pequena".
De acordo com a coordenadora a próxima safra (2010/2011) encontra-se em fase inicial do plantio e, caso o produtor não manifeste interesse pela renegociação, poderá ser prejudicado por falta de capital de giro. "A Famato alerta para que os produtores considerem o chamado, mesmo que o plano atual de renegociação não seja viável no momento. Isso porque, na próxima semana poderá acontecer uma nova reunião entre a Famato e o BB para discutir a flexibilidade do pagamento e taxas de juros".
A princípio, o produtor que procurar a Gerência Regional de Reestruturação de Ativos Operacional (Gerat) terá que pagar 20% da sua dívida, como entrada. "Mas esse caso pode ser revisto a partir do momento que o banco verificar interesse da classe em pagar o débito".
Gazeta Digital
Autor: Vívian Lessa