Produtores de arroz recebem troféu O Aguador na Expointer
29/08/2010
Acontece na Expointer, durante o Dia do Arroz, nesta segunda-feira, 30, a entrega do troféu O Aguador. Neste ano, o Governo do Estado, por meio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), homenageia os dois produtores que se destacaram na pontuação dos itens avaliados para a concessão do selo ambiental. Marcos Sólon Barbosa Borges, da Granja Santa Rosa 2, localizada em Mostardas, e Jorge Carlos Dickison, de Itaqui, serão os contemplados com o prêmio. A cerimônia ocorre a partir das 10h, no Parque de Exposições Assis Brasil.
O troféu O Aguador é conferido aos produtores de arroz que receberam o selo ambiental na safra 2009/10 e que se destacaram na adequação ambiental de seus empreendimentos rurais e no uso de práticas de manejo ambientalmente corretas e baseadas no uso eficiente dos recursos naturais e insumos.
O Selo Ambiental da Lavoura de Arroz do Rio Grande do Sul foi criado pelo Irga para premiar as propriedades rurais que se adequarem à legislação ambiental e aos preceitos de tecnologias mais limpas. O selo visa também reconhecer os esforços dos produtores, distinguindo-os e valorizando o arroz produzido. É concedido pelo Governo do Estado, por intermédio do Irga, e promovido pelas secretarias do Meio Ambiente, Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio e Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, além da Farsul e da Federarroz. Conta ainda com o apoio da Fundação Irga.
Gazeta do Sul - Santa Cruz do Sul
Autor: Luana Rodrigues