Governo do Estado fiscaliza comércio e transporte de alimentos na Expointer
24/08/2010
O Governo do Estado colocou em ação as equipes que irão fiscalizar os estabelecimentos de comércio e transporte de alimentos na Expointer 2010. Profissionais do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) já estão no Parque Assis Brasil, em Esteio, para realizar a tarefa. Os grupos trabalharão 24 horas por dia durante a realização da feira.
As normas para comércio de alimentos foram estabelecidas, sendo permitida a prática em locais previamente cadastrados pela administração e devidamente autorizados pelos órgãos sanitários competentes. A licença sanitária deverá ficar exposta em local visível.
Os locais de preparo deverão ser dotados de água, ligada à rede pública, energia elétrica e rede de esgoto. Todos os pontos de venda deverão estar equipados com lixeiras com tampas e sacos descartáveis, pias para lavagem de alimentos, utensílios e mãos, dotados de material de higiene registrados no Ministério da Saúde. Não será permitido o uso de utensílios de madeira.
Os alimentos devem ter procedência comprovada e estar devidamente rotulados e licenciados. Será proibida a utilização de maionese caseira feita com ovos crus. Bifes de hambúrguer devem ser de origem industrial e rotulados. Copos e guardanapos devem ser descartáveis.
A pessoa que trabalha diretamente na manipulação dos alimentos deve usar uniforme de cor clara, calçados fechados e cabelos protegidos com touca. As mãos devem estar sempre limpas com unhas curtas sem esmalte, anel, pulseira ou qualquer outro tipo de adorno. Ao manipulador de alimentos não será permitido lidar com dinheiro. Os manipuladores devem estar isentos de cortes, lesões ou sintomas que podem comprometer o alimento. As mãos devem ser higienizadas quantas vezes forem necessárias com sabonete líquido e álcool gel a 70°. Será expressamente proibido fumar no local do preparo.
Governo do Estado do Rio Grande do Sul